Com status de ídolo, Ricardinho foi apresentado como novo técnico do Paraná Clube. O ex-meio-campo tem a difícil missão de reconduzir o seu clube de coração às elites do futebol paranaense e brasileiro. Ciente do tamanho do desafio, ele já pediu o primeiro reforço: a torcida. “Encerrei a minha carreira (de jogador) para poder dar a minha contribuição, com o meu conhecimento, para esse clube. Eu quero que você torcedor volte como eu estou voltando. Se eu acredito no que está sendo feito, quero que você acredite também. A torcida será o nosso primeiro reforço”, disse Ricardinho.
Uma pequena amostra do “efeito Ricardinho” foi sentida ontem. Cerca de 200 torcedores estiveram na sede da Avenida Kennedy para recepcionar o ídolo. “O carinho que recebi nas redes sociais, desde o anúncio da minha contratação, foi algo sensacional. São situações como essa que aumentam ainda mais a minha responsabilidade”. Ricardinho admite que o desafio é de grandes proporções. “Estou preparado. O objetivo é dar à essa torcida a alegria que ela não tem há tanto tempo”, comentou.
Em casa, Ricardinho recordou do início de sua carreira. Ele chegou ao Paraná com seis anos, para treinar nas escolinhas de futsal. Hoje, quase trinta anos depois, o pentacampeão mundial volta ao clube para iniciar uma nova fase de sua vida. “Acredito nas pessoas que aqui estão (referindo-se à diretoria) e no projeto que me foi apresentado. Quero fazer parte desse processo de reconstrução do Paraná Clube. Vamos devolver o clube ao lugar que é dele”, frisou. “Hoje, só estou iniciando um novo ciclo, mas com a mesma ambição que sempre tive para buscar meu espaço”.
Ricardinho sabe que a partir do momento em que a bola rolar, a expectativa do torcedor dará lugar às cobranças. Um quadro, para ele, absolutamente natural. “Futebol é resultado. Se eu entro numa competição, é pra ganhar”. O primeiro foco do treinador é montar uma estrutura para a disputa da Copa do Brasil. “É o que temos de concreto: o jogo do dia 7 de março, contra o Luverdense”, explicou Ricardinho. “Nesse momento, estou observando os atletas que temos. Até domingo, passo um relatório à diretoria e na próxima quinta começamos a pré-temporada e também a busca por alguns reforços”, coimpletou.
Indagado sobre o período do contrato, Ricardinho deu um sinal claro de seu desprendimento em relação a essas questões burocráticas. “É até quando mesmo, presidente? É até quando a diretoria quiser”. O agora técnico Ricardinho garante que sua missão maior será dentro das quatro linhas. “É claro que com o conhecimento adquirido ao longo de tantos anos e muitas amizades, vou indicar alguns nomes. Mas as negociações contratuais serão feitas pelo nosso gerente Alex Brasil. Não me envolverei nessa área, não”, concluiu Ricardinho.
Veja na galeria de fotos apresentação do Ricardinho.