O técnico Bernardinho surpreendeu nesta segunda-feira ao incluir o levantador Ricardinho na pré-lista de 25 jogadores convocados para a Liga Mundial de vôlei, que servirá de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. O veterano, de 36 anos, não era chamado para defender a seleção brasileira desde 2007.

continua após a publicidade

A pré-lista foi divulgada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), mas ainda não foi confirmada pela Confederação Brasileira de Vôlei. Mesmo que a CBV confirme a relação de pré-convocados, Ricardinho não tem presença garantida na seleção uma vez que apenas 12 atletas disputarão a fase final da Liga Mundial e a Olimpíada.

Mesmo assim, a inclusão na pré-lista dá esperanças ao levantador, que já havia deixado claro sua intenção de retornar ao grupo de Bernardinho. No sábado, após a derrota da sua equipe, o Vôlei Futuro, na final da Superliga masculina, Ricardinho antecipara que entraria em contato com o treinador para avaliar suas chances de disputar a Olimpíada.

Campeão olímpico em Atenas/2004, o levantador está afastado da seleção brasileira desde 2007, quando foi cortado do grupo pouco antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na época, Bernardinho alegou que Ricardinho tinha problemas de relacionamento com o grupo.

continua após a publicidade

Após perder contato com treinador e demais jogadores, o levantador ganhou nova chance na seleção em 2010, também em uma pré-lista para a Liga Mundial. Mas disse que não estava pronto para retornar ao grupo, por estar voltando ao Brasil após sete temporadas na Itália, e desistiu da competição.

A negativa quase fechou as portas de Ricardinho na seleção. O levantador declarou que estava aposentado e que não pensava mais em defender as cores da equipe. A situação, contudo, mudou neste ano, quando ele brilhou nas quadras da Superliga com a camisa do Vôlei Futuro.

continua após a publicidade

Ricardinho não foi a única surpresa da lista inicial de convocados. O treinador chamou também William Arjona e Maurício, destaques do Cruzeiro, campeão da Superliga, além dos atacantes Lorena e Lucarelli.

 

Confira a lista de pré-convocados para a Liga Mundial:

Levantadores

Bruninho

Marlon

Raphael

Ricardinho

William Arjona

Meio-de-rede

Gustavo

Eder

Sidão

Rodrigão

Lucão

Henrique

Líberos

Serginho

Mario Junior

Atacantes

Wallace

Leandro Vissotto

Giba

Murilo

Theo

Thiago Alves

João Paulo Bravo

Dante

Lorena

Lucarelli

Renan

Maurício