O Paraná já tem uma cara para 2012. Depois de quase um mês fazendo apenas atividades físicas e treinos táticos, os jogadores, enfim, realizaram um trabalho coletivo, ontem, na Vila Capanema.
O técnico Ricardinho colocou em campo a provável formação que hoje, às 9h30, disputa jogo-treino contra a equipe formada por jogadores que atualmente estão sem clube. Neste novo Tricolor, algumas caras conhecidas seguem no time. Casos do goleiro Thiago Rodrigues, do lateral-direito Lisa, do lateral-esquerdo Henrique e dos meias Packer e Bruninho, remanescentes do ano passado.
Segundo o treinador, o objetivo neste primeiro compromisso da temporada é conhecer o grupo e o que eles podem apresentar em campo. Por isso, os “mais velhos” serão titulares. “Neste primeiro momento temos alguns jogadores que participam constantemente do treinamento, mas aos poucos vamos criando alternativas. Não existe colocar uma equipe em campo e ela já fazer tudo que você imagina. A cada treinamento se vê o que pode se utilizar. É um quebra-cabeça e nós vamos tentando montar”, disse Ricardinho, que admitiu mudanças mais pra frente, próximo do confronto com a Luverdense-MT, dia 7 de março, pela Copa do Brasil.
Assim, o Paraná irá a campo com Thiago Rodrigues; Lisa, André Vinícius, Alisson e Henrique; Henrique Alemão, Igor Guilherme, Packer e Bruninho; Davis e Aymen. Entre os 11 titulares, dois já são reforços contratados: a dupla de zaga André Vinícius, que veio do Corinthians, e Alisson, ex-Grêmio Metropolitano. Mas a tendência é que na segunda etapa um time completamente diferente volte para o gramado, tendo Luís Carlos; Paulo Henrique, Alex Alves, Françuar e Jonathan; Neto, Luisinho, Dudu e Maicon; Néverton e Wellington Silva.
O jogo-treino será fechado para a imprensa e para os torcedores. De acordo com o comandante paranista, a restrição é apenas uma forma de preservar a garotada. “Entendo e acho normal esta ansiedade do torcedor, porque o Paraná não vem jogando. Mas é o momento de montagem de equipe, destes jogadores jovens ganharem confiança. Por isto é melhor preservarmos e lapidarmos um pouco mais, para dar um padrão de jogo e aí sim ter a participação do torcedor”, explicou ele.
A 26 dias do primeiro compromisso oficial, o Paraná deve realizar mais três ou quatro jogos-treinos para ter a equipe definida e, principalmente, dar tranquilidade ao grupo.