O Centro Rexona-Ades de Voleibol iniciou ontem e encerra nesta quinta-feira o período de inscrições para a peneira do projeto. Crianças e jovens selecionados completam as vagas dos alunos que deixaram o núcleo de formação de base do Tarumã para ingressar em clubes ou que atingiram a idade limite. Poderão se inscrever crianças e jovens nascidos entre 1990 e 1995. A peneira será realizada no dia 13 de março, em horário a ser definido no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 15 de março.
Desde 97 já passaram pelo projeto mais de doze mil crianças. São 23 núcleos espalhados por 18 cidades de todo o Estado ensinando e ajudando na formação dos jovens.
Mais do que um teste, a peneira tem o objetivo de conhecer o potencial de cada criança para evitar que alunos mais avançados joguem com aqueles que estão começando.
“Avaliaremos as habilidades motoras e técnicas para que a criança possa ser direcionada para as vagas existentes dentro de turmas do mesmo nível”, disse a coordenadora de núcleos no Paraná, Dora Castanheira.
O Núcleo Tarumã tem capacidade para atender 950 crianças e jovens. Neste ano, a peneira deve abrir 600 vagas. Em 2003, 1.260 crianças e jovens participaram da peneira.
Um dos requisitos para participar do Centro Rexona-Ades de Voleibol é o aluno estar matriculado em uma escola. “Queremos assim incentivar o estudo, pois o projeto é uma complementação da educação”, concluiu Dora.
As inscrições podem ser feitas entre 9h e 11h e das 13h às 17h, no ginásio Tarumã (Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749 – bairro Tarumã). Os telefones para informações são (41) 366-5033 ou 366-4542. A peneira será no dia 13 de março e os resultados saem dia 15.