Revezamento da tocha olímpica será doméstico

Os organizadores da Olimpíada de Londres divulgaram nesta quarta-feira a rota pela qual passará a tocha olímpica. No total, serão 74 destinos, pelos quais oito mil pessoas conduzirão a chama ao longo dos 70 dias de revezamento.

Preocupados com os protestos que interromperam o revezamento da tocha para os Jogos de Pequim, realizados em 2008, quando ativistas pediam a independência do Tibete, os dirigentes divulgaram que desta vez o evento acontecerá apenas em países próximos da Inglaterra, todos da Grã-Bretanha.

No total, serão quase 13 mil quilômetros percorridos por cidades como Manchester e Birmingham, na Inglaterra, Cardiff, no País de Gales, e Edimburgo, na Escócia. A capital irlandesa, Dublin, ainda pode ser incluída na rota.

“As pessoas usaram a tocha como uma oportunidade para protesto, quando deveria ser uma oportunidade para uma comemoração pacífica. Por isso o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu tornar o revezamento apenas doméstico e acho que isso apenas beneficiará Londres e a Grã Bretanha”, disse Craig Reedie, membro do COI.

O revezamento da tocha começará em um ano, em 18 de maio de 2012, com a chama olímpica sendo acesa na Grécia, como manda a tradição dos Jogos. No dia seguinte, o revezamento da tocha será em Cornualha, na Inglaterra, e só terminará na cerimônia de abertura, no Estádio Olímpico de Londres, no dia 27 de julho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna