Esperança de medalha para o atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres, as equipes de revezamento 4x100m deram início a mais uma etapa de treinamentos nesta segunda-feira, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no Ibirapuera, em São Paulo. A intenção do técnico Katsuhico Nakaya é formar duas seleções tanto no feminino quanto no masculino para o GP São Paulo, que será em 16 de maio.

continua após a publicidade

Neste período de treinamentos, que vai até quarta-feira, o foco estará não na corrida dos atletas, mas especialmente na posição das mãos para a troca de bastões, algo fundamental numa corrida de revezamento. Um erro custa o fim do sonho de medalha.

Nakaya está otimista com os treinamentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que o Brasil se classificará para a Olimpíada de Londres no masculino e no feminino e, mais ainda, de que tem todas as condições de chegar à final nas duas provas”, comentou. “No entanto, para fazer um bom revezamento é preciso que os velocistas cresçam também nas provas individuais”, concluiu.

No feminino foram convocadas Ana Cláudia Lemos, Rosemar Coelho Neto, Vanda Gomes, Juliana Moreira, Franciela Krazucki, Vanusa Santos, Rosângela Santos, Evelyn de Oliveira Santos, Bárbara Leôncio e Tamiris de Liz. Esta última, de apenas 16 anos, é a maior promessa do atletismo de pista do Brasil e se prepara para competir no sábado em São Paulo e tentar até mesmo o índice olímpico.

continua após a publicidade

Os destaques da equipe, porém, seguem sendo Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos. “Temos tudo para repetir e até melhorar os resultados do ano passado. Estamos treinando muito, para melhorarmos as marcas individuais, o que se refletirá no conjunto”, comentou Ana Cláudia.

Para o camping masculino foram convidados Nilson André, Sandro Viana, Aldemir Gomes da Silva Jr., Aílson Feitosa, Flávio Gustavo Barbosa, Carlos Roberto Pio, Bruno Lins e Diego Cavalcanti – este último não participará. A novidade entre os técnicos participantes é Vicente Lenilson, que se despediu das pistas há menos de um ano e atualmente é treinador do potiguar Flávio Gustavo Barbosa, que treina em Presidente Prudente.

continua após a publicidade