A segunda etapa da Copa Brasil sul-sudeste de tênis de mesa, que prossegue até amanhã no Clube Curitibano, em Curitiba, reúne mais de 200 mesa-tenistas de 6 a 60 anos. Uma das curiosidades dos bastidores do evento é a presença dos irmãos Ricardo e Rodrigo Kojima, que praticam a modalidade há cerca de 10 anos e sempre se encontram nas disputas por medalhas.

continua após a publicidade

Ambos são considerados revelações na modalidade. Rodrigo (18 anos) é o atual campeão brasileiro do rating A e foi campeão brasileiro juvenil no ano passado. E a final foi justamente contra o irmão Ricardo (16 anos), na competição disputada em Palmas, no Tocantins. ?Lá em casa ele ganha, mas quando é pra valer geralmente levo a melhor?, brinca Rodrigo, que também foi campeão individual, por equipes e dupla-mista do latino-americano que aconteceu na Venezuela ano passado. Enquanto que Ricardo é líder da categoria juvenil do ranking paulista, considerado o mais difícil do País.

Os dois começaram a jogar muito pequenos quando seu pai os incentivava a praticar o tênis de mesa. ?Lembro que na época nosso pai pagava pra gente jogar, pois odiávamos jogar tênis de mesa, mas se não fosse pela insistência dele nós não estaríamos aqui?, conta Ricardo. Os irmãos treinam cerca de cinco horas por dia, cinco dias por semana no Clube Itaim Keiko Guarulhos, e completam a preparação com treinos ?caseiros?. ?Para ser um atleta de alto nível, ainda mais no Brasil, é preciso muito treinamento e fazer o esporte se tornar parte integrante da sua vida?, completa Rodrigo.

Ricardo está disputando a categoria juvenil e o rating C na Copa Brasil, enquanto Rodrigo disputa a categoria juventude e o rating A. A próxima etapa da competição acontece em Betim, em Minas Gerais. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

continua após a publicidade

Dia de finais individuais

E o Clube Curitibano convida o público que gosta de tênis de mesa para acompanhar de perto hoje, no seu ginásio (entrada pela rua Petit Carneiro), as finais individuais da segunda etapa da Copa do Brasil sul-sudeste, que está reunindo duzentos atletas.

continua após a publicidade

Hoje é dia de finais das categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil, juventude, absoluto, sênior, veterano, mirim feminino, infantil feminino, juvenil feminino e juventude feminino.

Definidos os campeões individuais, a competição inicia, à tarde, a disputa do rating, baseado no nível técnico do atleta correspondente a sua pontuação no ranking da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Favoritos

Os favoritos ao título da categoria juvenil masculino são Arthur Requejo, Ricardo Kojima, Humberto Manhani e Guilherme Bergamini. Na categoria juventude masculino não foi diferente. Lidney Castro, vencedor da primeira etapa em Lorena-SP, estreou com vitória, além de Olimpio Silva e Rodrigo Kojima, que também venceram e são os principais favoritos ao título.

No juventude feminino, as quatro favoritas; Sara Vicentin, Nathalia Barreira, Cláudia Ikeizumi e Carina Murashige, são as semifinalistas. Na categoria juvenil feminino, Karin Sako, Patrícia Raboni, Maíra Ranzeiro e Jéssica Yamada, também são semifinalistas.