Um período de avaliações e treinamentos em Saquarema, no Rio de Janeiro, pode ser a porta de entrada para uma atleta paranaense no mundial infanto-juvenil de vôlei feminino. A ponteira Sarah Bueno Mendes, de 16 anos, foi convocada para ser observada pela Seleção Brasileira da categoria.
É a segunda vez que a jovem revelação do Positivo é chamada para avaliações na Seleção Brasileira. “No ano passado, passei uma semana em Saquarema”, conta Sarah, que irá se apresentar no Rio de Janeiro no dia 25 de fevereiro e fica no local até o dia 28.
Natural de Curitiba, a jogadora deu seus primeiros passos no vôlei aos 11 anos de idade, no Colégio Bom Jesus. “Comecei brincando na escola. Na época, o técnico Alex Silva me chamou. E ele até hoje é meu treinador”, conta ela, hoje titular da Seleção Paranaense, que ficou em quinto lugar no nacional infanto-juvenil do ano passado. “Perdemos só uma partida, pra São Paulo. Acho que minha participação contou bastante, mas o trabalho de equipe foi bem feito”.
Logo após a convocação feita pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a atleta paranaense aproveitou para fazer seus primeiros contatos com as colegas de seleção.
“Algumas eu já conhecia nos torneios que disputei representando o Paraná. Como lá em Saquarema vou conviver com meninas de muito bom nível e que não tenho muito contato, sempre é bom se antecipar”, revela.
Uma das fontes de inspiração de Sarah no vôlei é a paulistana Mari, que dos treinos no interior paranaense, em Rolândia, despontou para o mundo na Seleção Brasileira.
“Assim como eu, ela é ponteira. Acho que temos um estilo de jogo parecido”, conta a garota, que costuma acompanhar as partidas profissionais do esporte ao qual pratica na televisão, mas ainda apenas torce no futebol. “Sou paranista de coração. No vôlei ainda preciso escolher uma equipe”.