Marcão completa cem jogos pelo Atlético e é a esperança de uma recuperação do time.

Se é a vitória que o Atlético precisa, as estatísticas estão favoráveis ao clube da Baixada. Desde 1977, o Rubro-Negro não perde para o Botafogo em Curitiba e esse retrospecto pode ser o impulso que o time precisa para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Sem vencer há quatro partidas, a equipe comandada por Antônio Lopes precisa passar pelos cariocas para evitar mais um período de turbulências. O confronto está programado para as 20h30, na Arena.

continua após a publicidade

?A luz vermelha está acendendo de novo e nós temos que estar atentos a isso e sair dessa fase o mais rápido possível?, propõe o lateral-direito Jancarlos. A mesma opinião tem o lateral-esquerdo Marcão, que também pede o apoio dos torcedores. ?Amanhã (hoje), o único resultado que nos interessa é a vitória. Sabemos que eles vêm atrás, para explorar os nossos erros, então pedimos paciência aos torcedores porque, em algumas horas, teremos que tocar a bola?, explica o capitão do Furacão.

Mesmo assim, com a estrutura e o elenco que tem, os jogadores são os primeiros a descartarem qualquer possibilidade de queda. ?O Atlético tem bastante jogos pela frente e não pode pensar em rebaixamento. O grupo é muito bom e a gente tem que jogar como jogou no segundo tempo contra o Internacional?, aponta o volante Cristian. Para o também volante André Conceição, é hora de manter a tranquilidade. ?Eu já passei essas dificuldades em várias outras equipes, temos que sentar para conversar para as coisas não darem errado?, opina.

Outro ponto favorável, apesar do técnico Antônio Lopes não gostar de numerologia, é o bom retrospecto contra o Botafogo em Curitiba. A última derrota atleticana na cidade aconteceu em 1977. Na história dos confrontos, o Furacão leva vantagem. Foram oito vitórias contra seis do adversário e mais três empates. Nos gols, os dois estão iguais. Cada time marcou 24 vezes.

Marca

continua após a publicidade

Além de poder marcar a reabilitação atleticana, a partida contra o Botafogo será comemorada pelo lateral-esquerdo Marcão. Serão 100 jogos com a camisa do Rubro-Negro. ?Nunca consegui alcançar essa marca em clube nenhum e foi justamente num time da minha cidade que cheguei aos 100 jogos. Estou muito feliz por isso e espero retribuir essa confiança dentro de campo?, finaliza o capitão.

Mais um reforço do Bugre

continua após a publicidade

O Guarani confirmou ontem a venda do zagueiro João Leonardo para o Atlético. O jogador estava disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, mas como se machucou na partida contra a Portuguesa acabou sendo liberado mais cedo. Ele faz parte de um acordo entre os dois clubes, que já trouxe para a Baixada atletas como Netinho, Jônatas, Simão, Paulo André e Juninho e ainda pode render o volante Roberto e o atacante Roncatto.

?A situação do João Leonardo era para já ter sido resolvida antes mas só agora finalizamos estes detalhes com o Atlético?, explicou José Luiz Lourencetti, presidente do Bugre. Segundo a imprensa paulista, a venda do jogador para o Rubro-Negro garante o pagamento dos salários do time campineiro até o final do ano. Como o time ainda disputa uma vaga no quadrangular final da Segundona, outros atletas poderão chegar, mas somente para a próxima temporada.

Para contrabalançar a parceria, no ano que vem, a diretoria do Furacão deverá oferecer ao Guarani aqueles jogadores que não estiverem nos planos para a disputa do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil. A direção atleticana, por enquanto, não confirma nada, e pode anunciar até amanhã um atacante de ?peso?. Dos nomes especulados até aqui nenhum pôde acertar com o clube da Baixada. Enquanto isso, o meia Juliano, que veio do Paulista, já foi registrado na CBF e pode estrear com a camisa rubro-negra.

Vídeo é a arma de Lopes

O zagueiro Paulo André e o meia Ferreira são as novidades do Atlético para enfrentar o Botafogo, hoje, às 20h30, na Arena. Com duas derrotas seguidas, o técnico Antônio Lopes procurou mexer o mínimo possível e tratou de usar os últimos trabalhos para corrigir os erros. Para tanto, ele vai usar e abusar do videotape para mostrar ao elenco o que ele quer e o que não quer.

?Na concentração vamos passar o tape e mostrar os erros para tentar minimizar o que a gente tem feito?, apontou. Mas não é só os jogos do Rubro-Negro que ele vai mostrar. ?Vamos ver também os tapes dos jogos do Botafogo para ver a virtude deles e tentar neutralizá-las e os erros também para tirarmos proveito?, destacou.

Além disso, ele tratou de usar o treino de ontem no CT do Caju para acertar a parte técnica. ?A gente precisa trabalhar bastante. Criamos boas situações de gols e a gente tem que trabalhar para melhorarmos a conclusão?, analisou. No mais, a base da equipe será mantida e o Delegado somente irá promover as voltas daqueles que estavam suspensos.

CAMPEONATO BRASILEIRO
27.ª Rodada
Local: Arena da Baixada
Horário: 20h30
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE)
Assistentes: Erick Bartholomeu Antas e Silva Bandeira (Fifa-PE) e Luciano José Coelho Cruz (PE)
Tempo: A previsão é de pancadas esparsas.
Temperatura: O termômetro deverá variar entre 13 e 14ºC.
TV: Premiere

Atlético x Botafogo

Atlético
Diego; Jancarlos, Danilo, Paulo André e Marcão; André Conceição, Cristian, Evandro e Ferreira; Dênis Marques e Finazzi. Técnico: Antônio Lopes

Botafogo
Max; Ruy, Rafael Marques, Scheidt e Bill; Jonílson, Lenadro Carvalho, Juca e Ramon; Reinaldo e Guilherme. Técnico: Celso Roth