“O Tite dá treino igual para todos os jogadores e isso faz com que você se sinta importante”. A frase é do zagueiro Vilson, do Corinthians. Ele será um dos oito suplentes que iniciam o jogo contra o Linense, às 16 horas, pelo Campeonato Paulista. Para esse grupo, a partida no Itaquerão é a grande chance de mostrar ao treinador que qualquer um deles pode ser titular do time.
Tite decidiu escalar reservas porque o tempo de recuperação entre o jogo de quarta-feira, contra o Cerro Porteño, e o deste sábado foi curto. Assim, ele preserva seus principais atletas e observa quem, de fato, pode brigar por posição no time titular.
Vilson e outros jogadores, como o também zagueiro Balbuena e o volante Willians, foram contratados mas não conseguiram um lugar entre os titulares, mesmo depois do desmanche que o clube sofreu no início do ano com o “efeito China”.
“Eu jogava em outra posição no Flamengo e no Cruzeiro, mas estou me adaptando e brigando por uma posição de forma leal”, disse Willians, que foi contratado para repor a saída do volante Ralf. Mas foi Bruno Henrique quem assumiu a posição de primeiro volante.
É claro que Tite já tem um time base, mas algumas posições ainda estão aberto. Por exemplo: Rodriguinho e André, que são titulares, só jogam neste sábado porque não enfrentaram o Cerro Porteño (estavam suspenso).
Na defesa, Balbuena tem ido bem quanto entra no time e pode roubar a vaga de Yago, assim como Guilherme Arana é um forte concorrente a Uendel. E é assim que Tite vai estimulando a competição interna.
Jogos como o deste sábado têm essa função, ainda mais que o Corinthians já está praticamente classificado às quartas de final. É o líder do Grupo D, com 20 pontos, nove pontos à frente do terceiro colocado. A disputa tem sido com o Santos pela primeira colocação geral.
LINENSE – O técnico Moacir Júnior terá força máxima na partida contra o Corinthians. A principal novidade é o retorno do volante Zé Antônio, que cumpriu suspensão automática na última rodada, na vaga de Marcão. De resto, o time será o mesmo que perdeu para o Red Bull, por 3 a 0, na última rodada, dentro do Gilbertão.
Por isso mesmo, o time precisa se reabilitar. E por decisão conjunta entre a diretoria e a comissão técnica atuou com um time misto na sua estreia na Copa do Brasil, quarta-feira, em Lins, quando empatou com o Botafogo-PB, por 1 a 1. A prioridade continua sendo o Paulistão, onde o time soma 13 pontos, em terceiro lugar, no Grupo A, brigando pela segunda vaga com o São Bento, com 14. O líder é o Santos com 21 pontos. Por ter sido campeão da Copa Paulista de 2015 o clube teve sua presença já confirmada, nesta semana, no Campeonato Brasileiro da Série D.
Principal referência da equipe, o atacante William Pottker está confirmado como titular ao lado de Anderson Aquino. O jogador tenta recuperar a artilharia do Paulistão. Na briga, está com sete gols, contra oito de Rodrigo Andrade do Audax.
“Teremos um jogo duro pela frente. O Corinthians é um dos melhores times do Paulistão e todo cuidado é pouco. Apesar disso, vamos jogar para vencer como fazemos com qualquer outra equipe” afirmou o técnico Moacir Júnior.