Se até a semana passada ele era o dono da camisa 5 da equipe sub-20 do Coritiba, amanhã ele poderá envergar o mesmo número na equipe principal. Ele é Willian, volante de apenas 18 anos, coxa-branca e curitibano do Bairro Alto. Com Veiga em recuperação física e Careca suspenso, o técnico René Simões passou a semana testando o garoto entre os titulares e poderá lançá-lo contra o Criciúma. Como não poderia deixar de ser, bastou o trabalho acabar para a imprensa cercar a novidade e fazer o primeiro bombardeio de perguntas àquele que tem feição de Dagoberto, mas futebol comparado ao do Hélcio.
?Treinar entre os reservas ou titulares não faz diferença. É um grupo só, totalmente unido e falando e esse é o clima para o jogo contra o Criciúma?, disse Willian. No trabalho de ontem, ao ganhar o colete de titular, não deixou de ser orientado pelos companheiros, como o capitão Ânderson Lima. ?Todo mundo passa tranqüilidade, o elenco me recebeu muito bem e eu estou pronto para o jogo caso ele (o treinador) opte por mim?, avisa.
Apesar da surpresa geral na véspera de uma partida tão importante na vida do Coxa, Willian mostrou que está se sentindo à vontade entre aqueles que ele via apenas da arquibancada. ?O professor Krüger brinca comigo e diz que sou parecido com o Hélcio, que foi ídolo aqui?, revela. Mesmo assim, ele costuma ser mais comparado com o atacante são-paulino Dagoberto pelos torcedores na rua. ?Já me disseram que sou parecido com ele?, lembrou.
Comparações à parte e mesmo com a desenvoltura, a chance de participar do elenco principal nem estava nos planos do volante. ?Até outro dia, os meus planos eram a Taça São Paulo e ir bem como Pedro Ken, Keirrison e Marlos, que surgiram assim. Mas, já que subi agora, vamos trabalhar forte?, garantiu. E o estádio com a expectativa de 30 mil torcedores não deve assustar o garoto. ?É uma novidade, mas nada de bicho-papão?, garantiu.
Os elogios de René foram os melhores possíveis. ?Agradeço ao professor René pela grandeza e experiência dele e fico muito grato pelo que falou?, comentou. O aproveitamento dele ainda é um mistério, mas como participou de mais de um período de treinos, Willian tem grandes chances de estrear contra o Criciúma. O confronto contra os catarinenses está programado para as 16h, no Couto Pereira.
René esconde o time pra não dar mole ao Tigre
Dúvidas na equipe? O técnico René Simões garante que não tem nenhuma, mas ao contrário de outros jogos, o mistério vai marcar a escalação até o momento em que o Coritiba entrar em campo. ?Vamos analisar tudo e depois tomar uma decisão. São garotos e não temos que colocar muita responsabilidade em determinados momentos. Vamos pensar com muita calma para não sobrecarregar ninguém?, explicou o treinador alviverde sobre o aproveitamento do volante Willian.
No entanto, isso também vale para o restante da equipe. ?Dessa vez, a formação do time e a forma de jogar só na hora. Não que eu tenha dúvida, mas eu quero que os outros não tenham certeza?, disse. Mas seria algum tipo de medo contra o vice-líder da Segundona, que está quatro pontos atrás do Coxa? ?Medo não é ausência de coragem e sim a forma como você encara ele. Isso (o mistério) é só uma forma de a gente não dar pistas ao treinador deles (Roberto Cavalo), que tem muitos amigos aqui e a gente sabe que ele já deve estar trocando muitos telefonemas?, justificou.
Independente de isso ser verdade ou não, o treinador colocou a equipe para treinar no 3-5-2 e, depois, no 4-4-2. No primeiro sistema, a equipe jogou com Edson Bastos; Henrique, Ânderson Lima e Jéci; Pedro Ken, Willian, Douglas Silva, Ricardinho e Fabinho; Keirrison e Gustavo. Na sequência, Henrique Dias entrou no lugar de Gustavo e Ivo na vaga de William. Perto do final da prática, Ivo saiu machucado e Marlos ganhou uma oportunidade deixando a equipe no 4-4-2.