René Simões assume a seleção da Costa Rica

René Simões está partindo para mais um desafio internacional. O ex-técnico do Coritiba assumiu a seleção da Costa Rica, com a missão de classificar o país para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Será a quinta passagem de René por uma seleção masculina adulta. O treinador já dirigiu os times nacionais de Trinidad e Tobago, Honduras e, por duas vezes, da Jamaica. Também passou pelas equipes sub-17, sub-20, sub-23 e feminina do Brasil, além do Iraque Sub-23.

No Brasil, os últimos times dirigidos por René foram o Coxa, o Fluminense e a Portuguesa, todos em 2009. Ele estava desempregado desde o dia 26 de agosto, quando deixou a Lusa após ver os jogadores serem ameaçados por conselheiros depois de uma derrota para o Vila Nova-GO, pela Série B do Brasileiro.

Sua escolha pela federação costa-riquenha foi anunciada na noite da última quarta-feira e surpreendeu a imprensa do país. Ele não estava entre os cotados para substituir Rodrigo Kenton, demitido na semana passada.

Segundo René, treinar a Costa Rica era um objetivo em sua carreira. “Para mim é um sonho ser treinador da Costa Rica, uma equipe que enfrentei muitas vezes e me deu dor de cabeça. É um país e um futebol que sempre admirei”, declarou.

A Costa Rica ocupa atualmente o quarto lugar nas eliminatórias da Concacaf, atrás de Estados Unidos, México e Honduras. Se terminar nessa posição, terá que disputar um lugar na Copa com o quinto colocado da América do Sul em uma repescagem. Hoje, o confronto seria contra a Argentina.

Mas logo em sua apresentação, René foi logo avisando: “Só penso nas próximas duas partidas. Chegar à África do Sul é possível. Não penso em repescagem”. A Costa Rica ainda tem dois jogos para garantir a vaga e evitar o confronto com uma seleção sul-americana. Pega Trinidad e Tobago, em casa, e os Estados Unidos, fora, nos dias 10 e 14 de outubro, respectivamente.

René lembra que nem mesmo os Estados Unidos, que lideram com 16 pontos, têm vaga garantida e tenta mostrar confiança. “Uma equipe que tem 12 pontos em cinco partidas tem que ser forte. Por isso, devemos definir que passos devemos dar para fortalecê-la”, ressalta.

O treinador garante que está bem informado sobre a Costa Rica. “Me mantenho sempre informado. Sou muito amigo do Alexandre Guimarães e sempre gostei dessa equipe”, diz René, se referindo ao brasileiro que foi jogador e técnico do país, nas Copas de 1990, 2002 e 2006. Se conquistar a vaga, René Simões disputará sua segunda Copa do Mundo. Ele levou a Jamaica ao mundial da França, em 1998.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo