Foto: Valquir Aureliano |
Técnico do Coritiba quer trocar muitas figurinhas com o comandante rubro-negro. |
Lembra do ditado ?pato novo não dá mergulho fundo?? Pois é. Depois que Antônio Lopes, então no Coritiba, advertiu seu colega Casemiro Mior, ex-técnico do Atlético, em plena final de Paranaense de 2005, agora é a vez de René Simões usar a mesma sabedoria em seus primeiros dias de Alviverde. No entanto, o treinador assume que ainda está em processo de aprendizagem no Coxa e se espelha no Delegado para não cair nas armadilhas do futebol, tal qual Mior sucumbiu no rival da Baixada.
?O Lopes foi meu professor, me ajudou muito, estou muito feliz de ele estar aqui e vou poder trocar figurinhas com ele. Ele é um campeão e o Atlético vai subir muito com ele?, diz à Tribuna René Simões. De acordo com o treinador do Coritiba, os dois aprenderam o dito pupular em pleno São Januário. ?O Lopes aprendeu isso no Vasco e até aproveito a oportunidade para parabenizá-lo?, aponta o novo comandante do Alviverde.
Uma das lições que René aprendeu com Lopes foi usar a concentração para atividades de descontração e aprendizagem relacionadas ao esporte. ?O Lopes faz muitas atividades na concentração, porque concentração não é prisão.
É lugar para você recuperar, descansar, socializar, fazer com que o jogador aprenda e isso é um aprendizado que eu tive?, destaca.
De acordo com o Delegado, a amizade é mesmo recíproca. ?As famílias se conhecem há muito tempo, as esposas e os filhos se dão bem?, revela Lopes no primeiro encontro na cidade, promovido pela Rádio Clube. Contratado pelo Atlético poucos dias depois de René, o Delegado também estava no páreo para voltar ao Alto da Glória. ?Mas fiquei muito feliz por ele estar no Coxa?, afirma.
Mesmo assim, Lopes entrega o pão-durismo de René na hora de pagar a conta do restaurante. Principalmente porque o treinador do Coritiba era o dono e não deu um desconto para o mestre. ?Tive de pagar no cartão porque foi caro?, brinca o comandante rubro-negro. Como não estão disputando a mesma competição, a rivalidade entre Furacão e Coxa não deve atrapalhar a convivência deles na cidade e outros jantares devem ser marcados.
Eanes está cumprindo seu contrato
Não sumi não! Quem avisa é o atacante Eanes, que garante estar cumprindo seu contrato com o Coritiba à risca, conforme foi assinado entre as partes. Treinando todos os dias às 13h30, junto com Artur e outros ?dispensáveis?, o jogador revela que faltou apenas dois dias para dar assistência à sua mãe, em Sergipe, e está de volta ao Alto da Glória, fazendo tudo o que é determinado pela diretoria. Ele também desmente a informação de que teria ido à Bulgária fazer teste.
?Eu não sumi do clube não. Estava resolvendo problemas particulares. Me ausentei por dois dias, resolvi meus problemas e voltei?, garante Eanes. No entanto, a própria diretoria do Alviverde chegou a publicar um aviso na Tribuna pedindo o retorno do jogador ao trabalho e o coordenador de futebol João Carlos Vialle informou que uma multa será aplicada. Eanes, no entanto, diz que não recebeu nenhum comunicado.
Assim, ele segue a rotina de trabalho em horários alternativos no Coxa. ?Treino todos os dias às 13h30, com o Artur e outras pessoas que eles colocaram na lista de dispensa, mas ainda não acertaram nada?, aponta. Por enquanto, ele aguarda alguma proposta para poder mostrar seu futebol e desmente que tenha ido à Europa. ?Não sei de onde surgiram esses boatos, porque eu não sou jogador de fazer teste na Bulgária. O que existe são especulações, mas o clube que quiser me contratar tem que procurar o Coritiba?, finaliza.