E o presidente do Vasco, Eurico Miranda, surpreendeu mais uma vez os torcedores e contratou Renato Gaúcho para ser o novo técnico da equipe, após a saída de Dário Lourenço. Mas o novo treinador chegou prometendo resolver os problemas de São Januário, atualmente penúltimo colocado no Brasileiro, com uma solução antiga: ?aqui também é Romário e mais dez?, frisou ele, que como ex-jogador foi ídolo do Flamengo, Fluminense e Botafogo.

continua após a publicidade

E justamente por ser um dos ?peixes (amigo)? de Romário foi que Renato Gaúcho teve sua contratação viabilizada – assim como o ex-zagueiro tetracampeão do mundo em 1994 Ricardo Rocha, que será seu auxiliar.

Ontem, ao se apresentar ao novo clube, o treinador não poupou elogios ao artilheiro e assegurou que o ?Baixinho? continuará tendo seus privilégios, a exemplo do que ocorreu na época em trabalharam juntos no Fluminense.

?O Romário é ídolo, um craque e um jogador que admiro e confio bastante. Vai ser o comandante do meu time sim?, enfatizou Gaúcho.

continua após a publicidade

?Infelizmente no nosso País as pessoas esquecem fácil do ídolo. As mesmas críticas de hoje eu escutava quando nós estávamos no Fluminense em 2003 e o time só permaneceu na Primeira Divisão por causa dos gols do Romário.? E Romário não poupou elogios ao novo técnico do Vasco. Disse, inclusive, que o Gaúcho já conseguiu melhorar o semblante dos jogadores.

?Com sua malandragem, no bom sentido, ele vai trazer muitas coisas boas e vai tirar o time desta situação?, avaliou o artilheiro.

continua após a publicidade

Com a aprovação de Romário, Gaúcho assegurou que seu primeiro objetivo será o de motivar o elenco vascaíno. E o novo treinador ainda lembrou que até o artilheiro e amigo precisa se motivar mais, porque pode ter um desempenho melhor do apresentado nos últimos jogos.

Sobre a incômoda penúltima colocação do Vasco, na tabela de classificação do Brasileiro, com apenas nove pontos, Gaúcho afirmou que em 2003, quando treinou o Fluminense, encontrou uma situação pior.

Otimista, destacou ter a consciência de que o time vascaíno não é um dos melhores, mas está no mesmo nível que os demais. E previu que o time tem condições de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana (lugar assegurado aos que terminarem entre a quinta e décima primeira posições do Nacional).

?Quem quiser trabalhar para me ajudar e ajudar o clube estará dentro. Agora, se sentir que alguém quer prejudicar o trabalho será cortado?, avisou o técnico do Vasco, que estréia quarta-feira, contra o Santos, na Vila Belmiro. ?Trabalho há mais de vinte anos no futebol e confio na minha capacidade.? Como jogador, o novo técnico do Vasco estreou em 1982 no Grêmio.

Depois, o atacante Renato Gaúcho passou por Flamengo, Botafogo Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e Bangu. No Europa atuou pela Roma. A estréia como técnico ocorreu em 1996 no Fluminense. E depois teve uma rápida passagem no Madureira, retornando outras vezes para o Tricolor carioca.

Alienado

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, por vezes, dá demonstrações de que parece viver em uma outra realidade. Ontem, durante a apresentação de Renato Gaúcho em São Janúario, o dirigente mostrou que a penúltima colocação no Nacional não chega a incomodá-lo.

?Podem jogar dez bombas iguais as que foram lançadas em Hiroshima (cidade japonesa bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial) que aqui nem as estruturas serão abaladas?, desdenhou o dirigente vascaíno. ?O Vasco tem a estrutura de um Rolls-Royce (tradicional marca inglesa de carros de luxo). Só que não está andando. Mas, vai começar a andar.?