Hora da verdade

Remodelado Caldeirão recebe hoje jogo-teste para a Copa

Exatamente 45 dias depois de receber o primeiro jogo-teste, a Arena da Baixada voltará a ser testada hoje no amistoso entre Atlético e Corinthians, às 19h30. Com a capacidade parcial reduzida para 30 mil pessoas, o remodelado caldeirão rubro-negro, que já deveria estar completamente pronto de acordo com o pedido feito pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante a sua última visita, em abril, apresentou avanços significativos e está próximo de ser concluído.

Mesmo sem condições totais de testar todos os pontos e todas as áreas que serão utilizadas na Copa do Mundo, o duelo entre Atlético e Corinthians será o reforço do que já aconteceu no primeiro evento-teste do estádio, no dia 29 de março, na partida entre o Rubro-Negro e o J. Malucelli. ‘Na verdade será o reforço daquilo que já fizemos no primeiro teste e outros pontos que ficaram prontos neste período e poderão ser usados agora. Será um novo desafio, pois teremos três vezes mais pessoas do que naquele primeiro jogo-teste, mas confiamos que tudo vai acontecer da melhor maneira’, explicou o coordenador-geral do Estado para assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha.

O torcedor que for à nova Arena da Baixada poderá ver avanços dentro e fora do estádio em relação ao primeiro jogo-teste, no final de março. A iluminação e a parte elétrica do estádio, que estavam inacabados no jogo entre Atlético e J. Malucelli, serão testadas hoje. ‘Vamos testar também mais dois acessos e outra entrada, que será usada pela torcida do Corinthians, na Rua Petit Carneiro. Algumas frentes de trabalho estão inacabadas e ficarão prontas somente depois do dia 22, quando a Fifa assume o período de exclusividade do estádio’, emendou Cunha.

O torcedor atleticano verá a nova Arena da Baixada com quase 80% das cadeiras colocadas. Se no primeiro jogo-teste somente as retas inferiores dos setores Brasílio Itiberê e Getúlio Vargas foram liberadas, agora, a torcida rubro-negra poderá circular pelo estádio e acompanhar a partida também no setor superior do Joaquim Américo. Somente a parte superior do setor Brasílio Itiberê, que falta receber todos os assentos, não poderá ser utilizada pelo público.

O banco de reservas, que foi um ponto falho notado pelos organizadores do Mundial em Curitiba, pela proximidade dos jogadores e comissão técnica com o público, não foi alterado para o duelo entre Atlético e Corinthians. A mudança e a colocação de uma peça de proteção deverão acontecer somente para a Copa do Mundo. ‘Serão colocados outros banco de reservas depois que a Fifa assumir. Os bancos também serão cobertos com peças de acrílico’, detalhou Cunha.

Na parte de fora, alguns avanços também aconteceram. Bloqueado com tapumes no primeiro-jogo teste, a área externa na Rua Buenos Aires, que dá acesso à esplanada da Arena da Baixada, ainda está inacabada, mas, além de estar próxima de ser finalizada, está mais limpa e não mais com o aspecto de canteiro de obras visto no fim de março. Por outro lado, o estacionamento do estádio não poderá ser utilizado desta vez.

A estrutura das tendas que vão abrigar a imprensa durante a Copa do Mundo começou a ser montada no local. Isto porque o prédio de imprensa de seis andares, que fica anexo ao estádio, não será concluído a tempo do Mundial. A Praça Afonso Botelho está recebendo os últimos retoques e já começou a receber as estruturas temporárias que serão usadas no Mundial.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna