Remo traz sete países a Curitiba

Brasil, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Equador e Uruguai confirmaram participação na competição de remo dos Jogos Sul-Americanos 2002, que serão realizados entre os dias 28 de novembro e 1.º de dezembro, na raia do Parque Iguaçu, em Curitiba. Além de integrar o programa dos Jogos Sul-Americanos Brasil 2002 que foi disputado no mês de agosto, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém e Curitiba, a competição também servirá para o Campeonato Sul-Americano de Remo.

A raia do Parque Iguaçu, normalmente usada para competições de canoagem, passou por várias adaptações para receber a disputa dos Jogos Sul-Americanos. Com isso a raia passou a ser a mais moderna do País, com o partidor automático e o aparelho de photofinish. A Confederação Brasileira de Remo organizou, nos últimos dias 2 e 3 de novembro, a Copa Sul-Sudeste, em Curitiba, que serviu como teste para a regata sul-americana.

O Brasil participará dos Jogos Sul-Americanos em todas as 14 provas. Os principais adversários são a Argentina e o Chile (campeão do mundo em Sevilha 2002 na categoria Dois Sem Peso Leve). A última vez que o Brasil venceu um Campeonato Sul-Americano foi em 1988.

Nas provas de Skiff, Duble e Quatro Com, todas no Peso Leve, há sete barcos inscritos. Como as raias oficiais, onde são realizadas as regatas, só comportam seis barcos por prova, há a necessidade de se realizar provas eliminatórias, que serão disputadas nos dias 28 e 29 de novembro. As finais serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1.º de dezembro.

Seleção brasileira

A delegação da seleção brasileira desembarcou ontem em Curitiba e hoje já inicia treinamento na raia do Parque Iguaçu. A seleção nacional é formada por 30 atletas que pilotarão 30 barcos. Antes de virem a Curitiba, e durante cerca de um mês os remadores brasileiros treinaram em tempo integral na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo