FIVB/Divulgação |
Emanuel (foto) e Ricardo venceram os dois primeiros jogos da etapa da Cidade do Cabo, na África do Sul. |
Cidade do Cabo, África do Sul – Os brasileiros Ricardo e Emanuel conquistaram ontem o título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, depois de vencerem os dois primeiros jogos da etapa da Cidade do Cabo, na África do Sul. Com isso, a dupla avançou para as oitavas-de-final e não pode ser mais alcançada pelos adversários.
Atual campeã olímpica, a dupla brasileira chega assim ao seu terceiro título do Circuito Mundial. Mas Ricardo já tinha vencido também em 2000, quando seu parceiro era Zé Marco, e Emanuel ganhou outras 4 vezes: com Zé Marco (em 96 e 97), com Loiola (98) e com Tande (2001).
Ontem, Ricardo e Emanuel estrearam com vitória sobre os italianos Tomatis e Raffaeli por 2 sets a 1 (21/18, 18/21 e 15/10). Depois, venceram os suecos Berg e Svensson por 2 a 0 (21/14 e 21/19).
Eles só perderiam o título para outra dupla brasileira: Márcio e Fábio Luiz, que conquistaram o último Campeonato Mundial de Vôlei de Praia. Os dois, inclusive, fizeram seu papel e venceram seus dois primeiros jogos na África do Sul.
Também ontem, Márcio e Fábio Luiz derrotaram os russos Koshkarev e Prokopiev por 2 sets a 1 (17/21, 21/12 e 15/12) e bateram os alemães Polte e Schoen por 2 a 1 (19/21, 23/21 e 15/12).
Campanha
Ricardo e Emanuel só assumiram a liderança do ranking no fim de setembro, quando conquistaram a etapa da Grécia. Além dessa, eles venceram no México, Brasil, Suíça, Noruega, Rússia e Argentina. Também foram prata na China e Áustria, além do bronze na Croácia, Polônia e Canadá.
"Começamos devagar, mas temos jogado nosso melhor vôlei de praia nos últimos três meses, desde que ganhamos o ouro na etapa de Atenas em setembro", destacou Emanuel, que ressaltou a importância de seu atual parceiro na conquista: "Ele tem um bloqueio extraordinário e também ataca muito bem. Sempre joguei com grandes atletas, mas atuar com o Ricardo é muito especial. Toda nossa equipe também merece crédito pelo sucesso".