Artilheiro consagrado no futebol brasileiro – e com destaque internacional -, Reinaldo chega ao Paraná Clube disposto a recolocar o Tricolor numa posição de destaque no cenário nacional. Aos 33 anos, demonstra confiança nos novos companheiros e na estrutura que foi montada para a disputa do Campeonato Paranaense e da Série B do Brasileiro. Apontado pelo técnico Toninho Cecílio como um dos melhores finalizadores da década passada no futebol nacional, Reinaldo chega pronto para a missão de balançar as redes. “Fui muito bem recebido. O clube conseguiu manter a base, com jogadores experientes e revelações. Essa mescla é um ponto importantíssimo pra se fazer um time vencedor”, disse.
O jogador foi apresentado oficialmente ontem, após o treino da manhã. Vindo do futebol chinês, sua indicação partiu do amigo Lúcio Flávio. Em 2009, os dois jogaram juntos no Botafogo. “Foi um dos bons momentos na minha carreira. O Lúcio (Flávio) me fez muitas assistências. Vamos tentar repetir essa parceria aqui”, comentou o atacante. Reinaldo lembra que naqueles tempos, o Paraná era muito respeitado no cenário nacional. “Está na hora de recuperar esse espaço. Trata-se de um clube com ótima estrutura e que precisa conquistar títulos e voltar à Primeira Divisão”, lembrou o atacante. “Pela proximidade com o Lúcio Flávio, sempre tive boas referências do Paraná. Ele é um ídolo aqui e, sem dúvida, isso pesou demais para a minha vinda. Voltar a jogar ao lado dele pesou demais”, completou.
Reinaldo retorna ao Brasil após uma temporada no futebol chinês, atuando pelo Guangdong Sunray. Para ele, o primeiro objetivo é o título paranaense. “Não podemos fugir dessa responsabilidade. É claro que teremos pela frente adversários fortes como Coritiba e Atlético. Mas o Paraná montou um elenco sólido e tem um treinador vencedor. Somos um dos grandes do Estado e temos que jogar de igual pra igual”, diz. O atacante garante estar pronto para jogar. “Se tivesse jogo neste fim de semana, estaria pronto”, afirma, mesmo sem atuar desde novembro. “Minha condição física está muito boa. Não vejo a hora de o campeonato começar.”
Apesar do pouco tempo para se adaptar ao time, Reinaldo acredita que a falta de entrosamento não será problema. “O Paraná já tem a base formada e a maioria dos jogadores conhece o treinador. Então, tenho que procurar me encaixar nesse esquema”. O fato de jogar mais avançado, na teoria, facilita esse processo. “Vim pra fazer gols e espero começar bem esse Paranaense”. Ao que tudo indica, Reinaldo será o atacante mais avançado do time. “O grupo conta com muitos jogadores de armação. Por isso, tenho que estar bem preparado para transformar tudo isso em gols”, concluiu.