Às vésperas do lançamento do 41.º Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada, que neste ano corresponderá ao “Peladão/Tribuna 2010” , estamos recebendo muitas sugestões dos dirigentes de times que vão e pretendem participar do campeonato este ano.
Dentre outras, destacamos as seguintes. De Rubenez, da esquadra Carimbos do Paraná: “modificação das carteirinhas de atletas, procurando dificultar a fraude na assinatura da súmula de jogo, e perda de pontos para a equipe que tomar WO, podendo recorrer uma vez somente sem que haja, todavia, nova partida”.
Do Zé Milton, da equipe Corinpal: “reciclagem dos árbitros, formando se possível um quadro novo. Reforço de policiamento em todas as rodadas. Nos casas de WO, aumento da taxa de recurso e perda de pontos para o infrator. Sugere, também, melhoria dos prêmios para maior incentivo aos atletas”.
De Edson Stofella: “Estudar a criação da categoria dos Cinquentinhas. Fiscalização mais severa na documentação da categoria de Veteranos. Nos casos de WO, eliminação sumária da equipe sem direito a recurso”.
De Valdeir, do Canto do Rio: “Na categoria Veteranos permitir o retorno do jogador quando substituído e se foi aprovado com resultados positivos, estender a todas as categorias”.
De Marcelo Rodrigues: “Inicialmente quero lhe parabenizar pela disposição em todos estes anos a frente desta competição de grande acesso, que a cada ano revela craques nas categorias de menores (eu já vi o professor Miro, do Coxa, e o saudoso professor Pernambuco, do Atlético, vendo os jogos e selecionando atletas para treinarem em seus times), e, também, pelo incentivo ao futebol feminino. Sabemos que sozinho seria impossível poder realizar por todos esses 40 anos, mas pela sua competência, capacidade, humildade, dignidade, honestidade, o senhor, seu Comel, conseguiu atrair pessoas e parcerias dentre melhores. Consegui o seu e-mail, lendo matérias sobre o “Peladão” e verifiquei o comentário sobre regras do futebol peladeiro e policiamento, também acho que poderia ser adaptadas algumas regras e tornar o jogo mais dinâmico e menos violento.
Como por exemplo nas faltas mais pesadas, o jogador causador fica de 2 minutos a 3 minutos de fora do jogo, a critério do árbitro, e pode ter certeza que até mesmo o incentivo da torcida será para o time jogar mais bola e não fazer tantas faltas. Lhe desejo muita saúde Dr. Peladeiro dos paranaenses”.
Sugestões para atualizar o regulamento do “Peladão/Tribuna” podem ser enviadas por correspondência ao jornalista Nelson Comel, Rua Carlos de Carvalho, 2419, CEP 80.730-201, Telefax (41) 3242-4485. E-mail: nelsoncomel@terra.com.br.