Não é apenas em busca de uma das vagas para a semifinal do Estadual que os times do interior estão brigando. Tirando Atlético, Paraná e Coritiba, que têm assegurada participação nas Séries A e B do Brasileiro, os 2 melhores classificados no Estadual terão garantido vagas na Série C do Brasileiro. Ressalta-se que o Estado tem direito a três vagas na Terceirona, mas de acordo com o regulamento do Estadual, uma delas pertence ao campeão da Copa 100 Anos, realizada no ano passado. Assim, o Roma Apucarana já é um dos representantes do Paraná na competição.
A disputa para a Série C, no entanto, pode gerar mais controvérsias na competição devido ao regulamento do Estadual, que trata disso no artigo 4.º, parágrafo 1.º: ?Para o Brasileiro da Série C, participarão as 2 (duas) associações representantes do Estado, convidadas pela CBF, obedecendo a classificação obtida neste Estadual, entre aquelas que não disputarem o Brasileiro das Séries ?A? e ?B?, a convite da CBF?.
O parágrafo gera dúvidas de interpretação. As 2 melhores equipes do interior são aquelas que tiverem maior pontuação na soma das fases ou aquelas que, mesmo com número de pontos inferior, tenham se classificado à semifinal? Essa dúvida ocorre em função do Rio Branco. Caso o clube parnanguara se classifique à semifinal do Estadual – com 1 vitória contra o Atlético e 1 empate diante do Paranavaí – ele somaria 9 pontos na 2.ª fase da competição. Na soma das duas fases, o Leão da Estradinha, entretanto, acumularia 31 pontos, menos pontos do que Adap, Cianorte e Paranavaí somam hoje, faltando 2 rodadas para o término da 2.ª fase.
Qual clube mereceria vaga para a Série C: a que chegou mais longe no campeonato, ou aquelas que somaram mais pontos no decorrer do campeonato? O regulamento não esclarece tal questão.
A FPF fez uma correção no regulamento com a publicação de um ato administrativo que adota novos critérios para o desempate na 3.ª fase: ?havendo mesmo número de pontos ganhos, será classificada a associação que obtiver melhor saldo de gols nas 2 partidas. Se houver empate no número de gols, segue quem tiver melhor classificação geral em todas as fases?.
Na briga
A disputa por essas duas vagas está acirrada. O Adap, que fez a melhor campanha da fase inicial da competição (30 pontos), soma atualmente 34 em 20 jogos. Pelas contas do time maringaense, com mais uma vitória o Adap estaria com uma das vagas à série C assegurada. O Cianorte vem logo atrás com 32, mas em 19 jogos; o Paranavaí com 31 e o Rio Branco com 27.