Rio de Janeiro (Ag. Placar) – Os barcos que disputam a Volvo Ocean Race deixarão o Rio de Janeiro hoje, às 13h30. A largada acontecerá em frente à Escola Naval e terá transmissão ao vivo pelo Sportv. A flotilha vai contornar a Ilha da Laje pela esquerda, seguindo pela praia de Copacabana até uma bóia montada na ponta do Arpoador. A partir daí, os veleiros estarão livres para seguir a Fernando de Noronha, portão pontuação da etapa, e para a chegada em Baltimore, nos EUA.
No centro desse espetáculo, o Brasil 1, o primeiro time brasileiro a disputar a mais importante regata de volta ao mundo, provou que a popularidade do esporte nunca esteve tão grande.
?A vela nunca viu algo assim, com tantas pessoas acompanhando uma competição e tanta gente torcendo. Cada participante desse projeto, dentro e fora da água, faz parte desse fenômeno. A vela está vivendo uma vida completamente diferente, justamente por causa do Brasil 1?, comemora o bicampeão olímpico Marcelo Ferreira.
O comandante Torben Grael sentiu na pele esse novo momento. Ele foi a pessoa mais assediada de toda a Volvo nas últimas semanas, deu milhares de autógrafos e tirou centenas de fotos. ?A força dos torcedores é um estímulo a mais. Não só agora, mas desde que o projeto começou, sentimos esse incentivo do público. Todo o tipo de manifestação de apoio é recebida com alegria?, comemora.
A quinta etapa sai do Rio de Janeiro e vai até Baltimore, nos Estados Unidos. Serão 5.000 milhas náuticas (cerca de 9250 km) em que os competidores enfrentarão muito calor, ventos fracos e decisões difíceis. A etapa conta com um portão de pontuação em Fernando de Noronha e o desafio de cruzar os Doldrums, as temidas calmarias equatoriais.