O Paraná Clube iniciou a temporada com um elenco já delineado. No total, 25 jogadores se apresentaram ontem, na Vila Capanema, e deram início ao período de avaliações físicas e clínicas. Entre remanescentes e garotos promovidos da base, destaque para os cinco reforços já contratados para 2013. Além de Marcos (goleiro), Rubinho (meia), Paulo René e Reinaldo (atacantes), ontem a novidade foi a presença do volante Júnior Capixaba. Na prática, o quinto reforço do Tricolor para a disputa do Paranaense.
Apontado como um dos destaques do futebol do Espírito Santo, Júnior chega ao novo clube disposto a ganhar espaço no cenário nacional. “Sei que o Paraná é um clube que busca recuperar espaço no futebol brasileiro e quero ajudar neste desafio”, disse o jogador, que vem com contrato de dois anos. “Apesar do Campeonato Capixaba não ter tanta visibilidade, o Júnior foi muito bem nos últimos anos. Tanto que vinha sendo assediado por outros clubes”, disse o empresário do jogador, Marcos Amaral.
No Espírito Santo, o volante atuava com o apelido de Júnior Fusquinha. Agora, prefere ser chamado de Júnior Capixaba. Sua contratação foi uma necessidade diante das saídas de Cambará e Packer, que foram para o interior paulista (Ituano e Botafogo de Ribeirão Preto, respectivamente). “Precisávamos de um jogador com essa característica, de boa marcação, mas com saída de bola qualificada. As informações sobre o Júnior são ótimas”, disse o vice-presidente Paulo César Silva.
Como nenhum dos reforços foi apresentado, ontem, a chegada de Júnior Capixaba quase passou despercebida. As atenções maiores estavam voltadas para Marcos e Reinaldo, jogadores experientes, de larga bagagem no futebol internacional e que chegam para dar sustentação ao elenco paranista. Marcos, um dos primeiros a seguir para o gramado da Vila Capanema, estava acompanhado dos demais goleiros do grupo (à exceção de Luís Carlos, que fez apenas trabalhos de musculação).
Já Reinaldo foi um dos últimos a aparecer. Tudo por conta do trabalho programado da comissão técnica. Os atletas passaram primeiro pelos exames clínicos, no vestiário, um teste de impulsão, e depois seguiram para o gramado, para uma corrida “leve”. Entre os 25 jogadores, dois atletas que serão observados por Toninho Cecílio ao longo do Paranaense: o zagueiro João Góes (que passou pela base do Atlético) e o meia-atacante Vinícius, que esteve no clube ano passado (vindo do futebol carioca) mas acabou não sendo aproveitado.