A Red Bull veio a público nesta quinta-feira para rebater as suspeitas de que a equipe teria utilizado um dispositivo ilegal no carro de Sebastian Vettel na corrida passada, em Cingapura. As suspeitas surgiram por causa do incrível desempenho do alemão na prova. Vettel chegou a correr em média dois segundos abaixo dos rivais e venceu com tranquilidade.
Após o grande triunfo, equipes rivais especularam que a Red Bull estaria contando com um controle de tração, dispositivo não permitido pelo regulamento da Fórmula 1. Nesta quinta, porém, o chefe do time austríaco, Christian Horner, negou as suspeitas e ironizou os adversários.
“Seria bastante estúpido introduzir um controle de tração num carro governado por uma única ECU (unidade eletrônica), que é minuciosamente verificada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo)”, argumentou Horner. “Não consigo imaginar alguma equipe fazendo isso”.
Horner atribuiu as críticas ao despeito dos rivais pelo grande desempenho de Vettel naquela corrida. “O problema é que Sebastian dominou a prova de tal forma que questões de como isso é possível começam a ser levantadas. Outros times pensarão em todas as possibilidades, mas a explicação mais fácil é sempre a de que a Red Bull trapaceou”, afirmou.
Vettel foi mais diplomático ao ser questionado sobre a performance surpreendente da equipe em Cingapura. “Todos têm o direito de ter e expressar sua opinião. E todos podem ver com seus próprios olhos o que está acontecendo. Para nós, encaramos todas essas especulações com um pouco de senso de humor”, disse o piloto.
O alemão citou o novo “sistema” sem dar detalhes, mas desmentiu que se tratava do controle da tração. Para Vettel, o novo acerto da Red Bull no desenvolvimento do carro é resultado de muito trabalho.
“Nosso sucesso não surgiu do nada, mas, sim, do nosso desejo de fazer o que for necessário para sermos bem-sucedidos, mesmo que isso signifique trabalhar até tarde. Porque há sempre algo que você pode fazer melhor, algo que você pode aprender”, disse o líder disparado do campeonato.
Confiante no novo acerto da Red Bull, Vettel acredita que a equipe não deverá ter grande vantagem na Coreia do Sul, neste fim de semana, como aconteceu em Cingapura. “O sistema não será tão crucial aqui. Mas, nas próximas etapas, minha aposta é de que fará a diferença”, declarou o tricampeão mundial.