Considerado o “mago das pranchetas” da Fórmula 1, Adrian Newey teve oficialmente confirmada pela Red Bull, neste domingo, a renovação do seu contrato com a equipe. A escuderia austríaca informou que o projetista firmou um novo acordo “de vários anos”, sem confirmar o tempo exato do compromisso.
Com o novo contrato, Newey também encerrou as especulações que davam conta que ele poderia se transferir para a Ferrari, que nas últimas temporadas tem sofrido para construir carros competitivos.
Pelo novo acordo, o projetista não irá mais se dedicar exclusivamente à F1. Ele também passará a se dedicar a novos projetos de tecnologia da equipe baseada em Milton Keynes e assim deverá ter sua carga de trabalho reduzida na categoria máxima do automobilismo.
“Como parte do novo acordo, Adrian irá trabalhar nos novos projetos da Red Bull Technology, além de assessorar e orientar a Red Bull Racing no desenvolvimento dos carros de F1 nas próximas temporadas. Os detalhes dos novos projetos serão anunciados no devido tempo”, afirmou a escuderia, por meio de um comunicado.
Considerado um dos mais talentosos projetistas da história da F1, Newey passou a fazer parte da Red Bull no começo da temporada de 2006, depois de ter desempenhado trabalhos de sucesso na Williams e na McLaren. Com a aerodinâmica de seus carros nas mãos dele, a Red Bull ganhou os últimos quatro Mundiais de Construtores, assim como teve o alemão Sebastian Vettel se sagrando tetracampeão do Mundial de Pilotos.