O médico Rodrigo Lasmar fez um balanço positivo dos dois dias de trabalhos físicos realizados pelo zagueiro Thiago Silva e pelos volantes Paulinho e Fernandinho na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde a seleção brasileira se concentra para a disputa da Copa do Mundo. De acordo com o médico, o trio de jogadores deve treinar normalmente com o restante do grupo na tarde desta quarta-feira, na região serrana do Rio.
“Da nossa parte, eles estão bem. Vamos ver como eles vão responder amanhã (quarta), como vai ser a conversa com a comissão técnica. Essa é uma decisão conjunta, depende muito da forma como eles respondem. Mas acredito que amanhã eles vão treinar com o grupo e nós vamos traçar a estratégia para o segundo amistoso antes do início da competição (o jogo de sexta-feira com a Sérvia no Morumbi)”, disse, em vídeo divulgado pela CBF TV.
A comissão técnica da seleção brasileira optou por poupar Thiago Silva, Fernandinho e Paulinho do amistoso desta terça-feira, em Goiânia, no Estádio Serra Dourada, contra o Panamá, para que eles realizassem trabalhos de recuperação física e muscular. Assim, o trio permaneceu em Teresópolis, ao contrário dos outros 20 jogadores convocados por Felipão, que viajaram para o Centro-Oeste na noite do último domingo.
O caso de Paulinho era um pouco diferente e o que mais preocupava, pois o volante passou a reclamar de dores no tornozelo esquerdo após um choque com o meia-atacante Bernard durante coletivo realizado no último sábado. Por conta disso, o jogador do Tottenham ficou fora do treinamento do dia seguinte e acabou sendo descartado do amistoso com o Panamá. Rodrigo Lasmar garantiu que Paulinho não precisou realizar exames e se saiu bem nos treinamentos, o que praticamente assegura o seu retorno às atividades nesta quarta-feira.
“Não teve nenhum exame de imagem, até porque ele evoluiu muito bem. Hoje, ele trabalhou normalmente junto com o Thiago e o Fernandinho. Se sentiu muito bem. Amanhã, a nossa expectativa é para que treine normalmente com todos os outros do grupo e esteja à disposição do Felipe (Luiz Felipe Scolari). Foi uma questão de precaução para que tivéssemos um controle melhor da evolução do tornozelo do Paulinho. Ele teve condições de recuperar melhor e nós não tivemos risco de potencialmente piorar aquela entorse que ele teve”, disse.
Thiago Silva foi, ao lado do lateral-esquerdo Maxwell, quem mais ficou fora de treinamentos na primeira semana de preparação da seleção brasileira para o Mundial. O zagueiro foi poupado em duas atividades e deixou outra antes do final. E os seus trabalhos nesses dois dias foram focados no equilíbrio de força nas suas pernas. O problema de Fernandinho é mais de desgaste físico. O volante teve uma temporada cansativa pelo Manchester City, tendo participado de 46 jogos no seu primeiro ano no time, que venceu o Campeonato Inglês.
Assim, os três jogadores trabalharam na academia na segunda-feira, em dois períodos, e foram ao campo 2 da Granja Comary nesta terça-feira, quando Paulinho trabalhou com chuteiras, após realizar trabalhos no dia anterior apenas com meias, em razão do inchaço no tornozelo esquerdo.
O médico, então, fez um balanço positivo dos trabalhos desenvolvidos em Teresópolis nesses dois dias. “O trabalho foi muito bom, tivemos a oportunidade de melhorar a condição muscular dos atletas. O Paulinho teve uma atenção especial no tornozelo para que ele pudesse ter 100% de condições para se juntar ao grupo a partir de amanhã”, disse.
A comissão técnica e o departamento médico da seleção brasileira garantem que nenhum jogador está lesionado, com Rodrigo Lasmar destacando a importância dos trabalhos serem dosados durante a preparação para a Copa do Mundo. “Esses dias foram muito importantes e essa questão de dosar, adaptar e individualizar o treinamento para que eles possam estar à disposição do Felipe é muito importante”, comentou.
Agora, os três poupados vão acompanhar, da Granja Comary, o amistoso entre Brasil e Panamá, em Goiânia, onde o zagueiro Dante e o volante Ramires vão ocupar as vagas dos titulares Thiago Silva e Paulinho, respectivamente. Na quarta-feira, às 15h30, a seleção brasileira volta a treinar na região serrana do Rio, e deve contar com a presença de Fernandinho, Paulinho e Thiago Silva.
