O volante japonês Makoto Hasebe garante estar preparado para a estreia de sua seleção na Copa do Mundo, neste sábado, contra a Costa do Marfim, na Arena Pernambuco, em Recife. O capitão do Japão rompeu a lateral do menisco do joelho direito em janeiro e só retornou aos gramados na última rodada do Campeonato Alemão, em 10 de maio, para defender o Nuremberg por 90 minutos na derrota por 4 a 1 para o Schalke 04.
“Não há problema com o meu joelho e eu participei de todo o (período de) treinamento (para o Mundial)”, disse o meio-campista ao site japonês Kyodo News. “Obviamente que é o treinador que decide, mas eu estou pronto”, afirmou Hasebe, evitando parecer insubordinado para o técnico italiano Alberto Zaccheroni.
Além de ter atuado pouco no final da temporada por seu clube, o japonês disputou só 45 minutos dos três amistosos preparatórios de sua seleção para a Copa. Na vitória por 3 a 1 sobre o Chipre, em Saitama, Hasebe entrou após o intervalo e jogou até o final, em 27 de maio. Depois, foi um reserva não utilizado nas vitórias japonesas por 3 a 1 contra a Costa Rica, no último dia 3, e por 4 a 3 sobre a Zâmbia, no dia 7, ambas partidas disputadas nos Estados Unidos.
O capitão da equipe japonesa também avaliou a o adversário da estreia. “A Costa do Marfim é forte no ataque, mas por outro lado é um pouco insegura na defesa. São dois times ofensivos e eu acho que o time com o maior nível de concentração sairá vencedor”, opinou o volante, que vai disputar sua segunda Copa.