A etapa de estréia do Circuito da Copa do Mundo da Natação, de 15 a 17 de novembro, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro, promete reunir muitas estrelas das piscinas internacionais. A Polônia confirmou a vinda de sua vice-campeã e recordista mundial no estilo borboleta, Otylia Jerdrzejczak, e do campeão europeu nos 50m livre, Bartosz Kizierowski. A equipe americana estará no Brasil com um time forte de sete mulheres, entre elas Haley Cope, campeã mundial nos 50m costas em piscina longa e nos 100m do mesmo estilo em piscina curta; Amanda Beard, bronze nos 200m peito da Olimpíada de Sydney, e Gabrielle Rose, vice-campeã mundial dos 100m medley em piscina curta.
Otylia Jerdrzejczak tem 19 anos e já aparece como grande nome do estilo borboleta feminino. Ela foi vice-campeã mundial no Japão, ano passado, e em agosto deste ano, em Berlim, foi campeã européia com direito a recorde mundial nos 200m borboleta, 2m05s78. Ela também foi vice-campeã do continente europeu nos 100m do mesmo estilo. Seu desempenho no europeu da Alemanha a colocou na liderança do ranking mundial dos 200m e em terceiro na lista mundial dos 100m. Seu compatriota Bartosz Kizierowski foi campeão europeu nos 50m livre vencendo o russo Alexander Popov e o holandês Pieter van den Hoogenband, campeão olímpico dos 100m e 200m livre, que também virá ao Rio.
A Copa do Mundo deste ano no Rio de Janeiro será a sexta realizada no País e se anuncia como uma das mais fortes desde que o Brasil entrou na competição na temporada de 1997/98. Além dos nomes citados acima, estarão na piscina do Miécimo a russa naturalizada espanhola Nina Zivanevskaya, bronze olímpico em 2000 nos 100m costas; a austríaca Mirna Jucic, bronze nos 200m peito do mundial em piscina curta deste ano; a ucraniana Yana Kicshkova, recordista mundial e campeã olímpica dos 400m livre, e o argentino José Meolans, campeão mundial dos 50m livre em piscina curta.
Até o momento, sem contar com o Brasil, a competição tem 21 países com 128 atletas inscritos. As equipes têm até o início de novembro para enviar os nomes dos nadadores que disputarão a etapa. Entre as nações que já comunicaram o número de competidores, mas não os seus nomes, estão Austrália, Alemanha, China, França e Suécia.