A quatro meses do início da Copa, a prefeitura do Recife anunciou nesta sexta-feira que não vai bancar a realização na cidade da Fan Fest, evento que acontece nas sedes da competição com shows e transmissão dos jogos em telões. Assim, a capital pernambucana deve ficar sem a festividade, que virou uma marca recente do Mundial.
Ao justificar a medida, o secretário municipal de Esportes e da Copa do Mundo do Recife, George Braga, negou que a decisão tenha cunho político ou seja por medo dos protestos nas ruas. “A motivação foi exclusivamente administrativa e financeira”, garantiu.
Inicialmente orçada em R$ 20 milhões, a Fan Fest no Recife teve o custo reduzido para R$ 11 milhões, depois do calendário festivo ter sido enxugado de 27 para 14 dias. A prefeitura também tentou mudar o local de realização do evento, do Marco Zero para o Cais da Alfândega, mas não obteve êxito.
De acordo com George Braga, o fato de a Fifa ter dado incentivo para que outras sedes da Copa, como São Paulo e Rio, conseguissem captar recursos privados para bancar a festividade foi outro argumento que estimulou a decisão do Recife.
Há 15 dias, a equipe da prefeitura reuniu-se no Rio com sete dos 20 patrocinadores da Copa que compraram as cotas da Fifa para participar da Fan Fest. Segundo o secretário, o município estava disposto a oferecer cotas adicionais de publicidade, além das já acordadas com a Fifa, mas nenhuma das empresas se interessou na parceria.
A prefeitura disse ter comunicado a decisão de não bancar a Fan Fest na quinta-feira. Pelo contrato assinado entre as partes, o Recife tem a obrigação de realizar o evento, mas não é descrito nenhum tipo de multa ou punição. De acordo com o secretário, a cidade se dispõe a tocar a Fan Fest caso a Fifa consiga o financiamento privado.
Em nota, a Fifa se mostrou surpresa com o posicionamento da prefeitura do Recife. “Nosso relacionamento com a sede Recife tem sido muito consistente e produtivo, com uma série de reuniões e workshops. Ao longo deste período de planejamento nos últimos três anos, nunca tivemos qualquer dúvida sobre o comprometimento do Recife em realizar uma Fan Fest de sucesso”, diz o comunicado.
A Fifa também justificou que fornece todo o apoio financeiro para as sedes, com os equipamentos de infraestrutura para o evento, incluindo o telão de alta definição, palco, sonorização e iluminação. “A Fifa oferece o mesmo apoio a todas as sedes, sendo as únicas diferenças o investimento por parte das sedes com base no tamanho de seus eventos”, explica o texto.