Rebaixamento muda planos do Paraná Clube para 2012

O rebaixamento para a Segunda Divisão mudou todos os planos do Paraná Clube para 2012. Como a competição só tem início em maio, o clube ficará do próximo sábado até o dia 7 de março – data que marca o começo da Copa do Brasil – sem jogar.

Para evitar esta longa inatividade, a diretoria paranista estuda a possibilidade de pedir a antecipação da Segundona para janeiro, junto com a Primeira Divisão. Ninguém no Tricolor quer comentar sobre o assunto até a semana que vem, mas de acordo com o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival, isto é algo fora de cogitação. “Não vamos mudar. Nós vamos cumprir o nosso calendário, como tem sido feito nos últimos anos. A Segunda Divisão começa em maio e vai até agosto, caso tenhamos o quadrangular final. Se o mesmo time ganhar os dois turnos, termina em julho. Mas mudarmos esta data não será possível”, afirmou.

O que complicaria o calendário do Paraná é que a Segunda Divisão seria disputada ao mesmo tempo que a Série B do Campeonato Brasileiro, conflitando datas. De acordo com o artigo 227 do Regulamento Geral das Competições, um clube ou jogador não podem disputar duas partidas em um intervalo menor do que 66 horas. Exceto em casos em que os dois jogos sejam realizados na mesma cidade ou que distem entre si menos de 150km, dentro de um período de 44 horas. Ou seja, o Tricolor teria que atuar tanto na Série B quanto no Paranaense dentro de casa para poder compatibilizar as duas competições.

Mesmo assim, o dirigente da FPF não vê problemas neste sentido, uma vez que a entidade tem a autonomia de liberar times e atletas para jogar em períodos menores do que 66 horas. “Nós temos autonomia para liberar um jogador para atuar em um tempo menor. Seriam casos excepcionais e não vejo problemas. Os jogadores que ficarem no banco e não jogarem, ou que estiverem suspensos, poderão jogar o Estadual. Só que o Paraná terá que fazer dois elencos”, acrescentou Stival.

O único problema apontado pelo vice-presidente é apenas que a federação terá que “quebrar a cabeça” para fazer a tabela de jogos, baseando-se nas partidas da Série B. “Temos que esperar a época da competição para definirmos as tabelas de acordo com a Série B. Se o Paraná jogar a Série B na sexta-feira, ele não vai jogar no sábado. Mas vamos ter que quebrar a cabeça para fazer isso”, admitiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna