O Real Madrid confirmou o retrospecto de visitante indesejado para o Ajax e venceu o rival holandês por 4 a 1, nesta quarta-feira, pela segunda rodada da Liga dos Campeões da Europa, na primeira partida de Kaká como titular da equipe espanhola na temporada.

continua após a publicidade

Apesar da boa atuação do brasileiro, quem brilhou mesmo foi o astro Cristiano Ronaldo, que marcou três vezes na partida, com direito a um golaço encobrindo o goleiro. Benzema, não ficou atrás e balançou as redes com um belo voleio, após assistência de Kaká. O zagueiro Moisander descontou para o Ajax.

Na outra partida do grupo D, Manchester City e Borussia Dortmund empataram em 1 a 1 na Inglaterra. Com os resultados, o Real assumiu a liderança da chave de maneira isolada, com seis pontos ganhos. O clube alemão aparece em segundo com quatro, os ingleses têm um, enquanto o Ajax segura a lanterna sem pontuar.

Essa foi a terceira vitória seguida do Real Madrid jogando como visitante contra o time holandês na Liga dos Campeões. Em 2010, os espanhois aplicaram goleada de 4 a 0. Um ano depois, a vitória foi por 3 a 0. A última vitória do Ajax em Amsterdã aconteceu em 1995, por 1 a 0, com gol de Overmars.

continua após a publicidade

Nesta quarta-feira, a principal novidade na escalações foi a presença de Kaká no Real Madrid. Esta foi a primeira partida oficial na temporada que o brasileiro entrou em campo desde o início. Na última quarta-feira, Kaká foi titular, mas no amistoso contra o Millionarios, da Colômbia, no Santiago Bernabéu. O Real Madrid goleou por 8 a 0, com três gols do camisa 8.

No domingo, quando o time da capital espanhola goleou por 6 a 1 o Deportivo La Coruña, Kaká fez sua estreia em jogos oficiais, entrando no segundo tempo do duelo. Na primeira rodada da Liga dos Campeões, o brasileiro não saiu do banco na vitória por 3 a 2 sobre o Manchester City, no Santiago Bernabéu.

continua após a publicidade

No Ajax, o técnico Frank de Boer manteve a mesma equipe da estreia da competição, quando os holandeses caíram diante do Borussia Dortmund por 1 a 0. Como o treinador havia antecipado, a intenção era manter o ofensivo 4-3-3, tão bem utilizado por diversas equipes holandesas, além da seleção do país nas últimas décadas.

Desde o apito inicial as duas equipes mostraram disposição em atacar, com vantagem para o Real Madrid, que se impunha pela maior qualidade técnica. Aos 13 minutos de jogo, o time espanhol criou a primeira grande chance, quando Kaká acionou Cristiano Ronaldo dentro da área, o português finalizou rasteiro, mas parou na defesa de Vermeer.

Dois minutos depois o goleiro do Ajax voltou aparecer, e em dose dupla. Primeiro, defendendo finalização de Kaká, da entrada da área. No rebote a bola sobrou para Benzema, que fuzilou à queima-roupa, mas Vermeer parou mais uma vez o ataque madrilenho.

A dupla Kaká e Cristiano Ronaldo criou nova chance aos 35 minutos de jogo, quando o brasileiro fez cruzamento preciso, mas o português acabou cabeceando fraco para o gol, permitindo que o goleiro do Ajax fizesse defesa tranquila. Aos 37, Vermeer voltou a garantir o placar em branco, defendendo boa finalização de Marcelo.

Aos 42 minutos, a equipe da casa não resistiu a pressão e sofreu gol depois de um contra-ataque mortal do Real Madrid. A jogada foi iniciada por Xabi Alonso, que lançou Benzema. O francês disparou pela esquerda e bateu para o meio da área e após a bola bater em Poulsen, Cristiano Ronaldo finalizou para o fundo das redes.

O segundo tempo começou com o Real Madrid a mil por hora. E não faltou talento para reverter a vontade em gol. Aos três minutos, Marcelo arrancou do campo de defesa, lançou Kaká na direita, para o meia cruzar na medida buscando Benzema. O atacante francês emendou um belo voleio para ampliar o placar.

Jogando em casa, o Ajax não se deu por vencido e foi marcou seu primeiro gol na atual edição da Liga dos Campeões aos 11 minutos da etapa complementar. Após escanteio cobrado por Eriksen, a zaga do Real Madrid bobeou e Moisander apareceu no segundo pau para descontar.

O gol serviu de sinal de alerta para José Mourinho, que aos 16 minutos colocou Di María, que tem sido titular da equipe em toda a temporada, no lugar de Callejón. Dois minutos depois de entrar, o argentino finalizou bem para boa defesa de Vermeer.

O gol animou Frank de Boer que resolveu colocar sangue novo na sua equipe, lançando Hoesen no lugar de Sana, aos 21, e Sporkslede no lugar de Poulsen, aos 23. Pouco depois, aos 28 minutos, foi a vez de Kaká deixar o jogo, muito aplaudido pelos torcedores do Real Madrid que foram a Amsterdan Arena. Em seu lugar entrou Özil.

A última mexida de Mourinho, aos 32, foi a entrada de outro habitual titular, Khedira, no lugar de Essien. No lance seguinte a substituição, os madrilenhos voltaram a encontrar o caminho do gol. Após boa jogada de Benzema pela esquerda, Cristiano Ronaldo recebeu na área e bateu forte para fazer o terceiro.

Depois de balaçar as redes aos 33, foram precisos mais três minutos para o astro português marcar seu primeiro hat-trick na Liga dos Campeões. Com direito a belo passe de Khedira entre a zaga do Ajax, Cristiano Ronaldo apareceu bem e tocou de leve para encobrir Vermeer, fazendo 4 a 1 e fechando o placar.

Na outra partida da chave nesta segunda rodada, o Manchester City ficou no empate em 1 a 1 com o Borussia Dortmund, na Inglaterra, com direito a gol salvador de Balotelli, de pênalti, aos 45 minutos do segundo tempo. Antes, aos 19, Reus havia aberto o placar para os alemães.

No primeiro tempo, ingleses e alemães fizeram duelo equilibrado, em que os protagonistas foram os goleiros, Weidenfeller e Hart. Os dois foram fundamentais para manter o 0 a 0, apesar dos esforços de Silva e Agüero, pelo Manchester e Götze e Gundogan, pelo Borussia.

Aos 19 minutos do segundo tempo, os visitantes resolveram surpreender. Depois de bobeada de Rodwell, que entrara no lugar de Javi García, Reus roubou a bola, levou até a entrada da área e bateu no canto direita de Hart, abrindo o placar do duelo.

O gol acabou desmoronando a equipe inglesa, que não conseguia reagir e quase viu o rival ampliar o placar, com Lewandowski, aos 30 da etapa complementar. Apenas aos 45 minutos, o empate saiu. O árbitro Pavel Kralovec marcou pênalti, quando Subotic tocou a bola com o braço. Na cobrança, Balotelli marcou e salvou os ‘Citizens’ da segunda derrota seguida na Liga dos Campeões.

Ficha técnica:.

Ajax: Vermeer; Van Rhijn, Alderweireld, Moisander e Blind; Poulsen (Sporkslede), De Jong e Eriksen; Sana (Hoesen), Boerrigter e Babel (Lukoki). Técnico: Frank de Boer.

Real Madrid: Casillas; Arbeloa, Sérgio Ramos, Pepe e Marcelo; Essien (Khedira), Xabi Alonso, Kaká (Özil) e Callejón (Di María); Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: José Mourinho.

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado por seus compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark.

Cartão amarelo: Essien (Real Madrid).

Gols: Cristiano Ronaldo (3) e Benzema (Real Madrid); Moisander (Ajax).

Estádio: Amsterdam Arena, em Amsterdã (Holanda).