O Real Madrid apresentou nesta sexta-feira um projeto de 400 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) para remodelar seu estádio. De acordo com o presidente do clube, Florentino Pérez, a ideia é criar “um novo Santiago Bernabéu, um novo estádio que seja um ícone, um símbolo mundial”.
A empresa responsável pelo novo desenho do Santiago Bernabéu é a alemã GMT Architects, que também criou o design da Arena Amazônia, em Manaus, que será utilizada na Copa do Mundo deste ano. O projeto do estádio espanhol prevê um novo exterior, com a construção de um hotel e um shopping em suas dependências.
“O novo Santiago Bernabéu será um território privilegiado para as emoções e um orgulho para os nossos torcedores. Queremos que seja o maior estádio do mundo, com a maior comodidade possível, e um ícone na arquitetura de vanguarda. O maior estádio, um local único, que será um símbolo mundial. Um estádio especial, único e espetacular”, disse Florentino Pérez.
A apresentação do projeto para o novo Santiago Bernabéu aconteceu pouco mais de uma semana depois de o principal rival do Real, o Barcelona, anunciar que reformaria o Camp Nou. O presidente do clube madrilenho, no entanto, garantiu que a motivação para mudar o desenho do estádio veio apenas do desejo de corresponder às expectativas da torcida.
“Em alguns meses, vai completar 67 anos da inauguração do estádio. Para o Real Madrid construí-lo foi um enorme desafio e teve que recorrer aos sócios para financiar a obra. O Santiago Bernabéu marcou o caminho e nossa prioridade tem sido construir a infraestrutura de acordo com o que corresponde a este clube”, comentou.
De fato, o Santiago Bernabéu estava há um bom tempo sem ser remodelado. O estádio, que foi inaugurado em 1947, recebeu um novo desenho pela última vez no início da década de 80, para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 1982.