Ainda de “ressaca” pela sofrida eliminação na semifinal da Liga dos Campeões da Europa, diante do Borussia Dortmund na última terça-feira, o Real Madrid voltou a campo neste sábado, para a disputa da 34ª rodada do Campeonato Espanhol. E, contando com um gol do brasileiro Kaká, ganhou do Valladolid por 4 a 3, no Estádio Santiago Bernabéu, o que evita que o líder Barcelona possa conquistar o título antecipado neste domingo, quando recebe o Betis.
O técnico português José Mourinho fez algumas mudanças em relação ao time que começou jogando na última terça-feira diante do Borussia Dortmund. Assim, abriu espaço para a escalação de Kaká como titular do Real Madrid. E o meia brasileiro não decepcionou, marcando seu gol, o terceiro na vitória deste sábado, aos quatro minutos do segundo tempo.
Apesar da participação importante de Kaká, o destaque do Real foi novamente o português Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes neste sábado e chegou aos 33 gols no Campeonato Espanhol, atrás apenas do argentino Messi, artilheiro com 44. O outro do time de Madri foi contra de Marc Valiente, enquanto Oscar, Javi Guerra e Sastre fizeram para o Valladolid.
A vitória levou o vice-líder Real aos 77 pontos, oito atrás do Barcelona. Assim, mesmo que o Barça consiga derrotar o Betis neste domingo, terá 11 pontos de vantagem com quatro rodadas a disputar, o que impede que seja campeão espanhol já neste fim de semana. O Valladolid, por sua vez, aparece atualmente na 13ª colocação, ainda com 40 pontos somados.
Também neste sábado, o Valencia recebeu o Osasuna e conseguiu uma goleada de 4 a 0, com direito a mais um gol brasileiro. Cobrando pênalti, o atacante Jonas fechou o placar nos acréscimos, depois que o adversário já estava com dois jogadores a menos pela expulsão de Arribas e Copovi – antes, Soldado, Ricardo Costa e Banega tinham marcado para os donos da casa.
A vitória deixou o Valencia em quinto lugar, agora com 56 pontos, apenas dois atrás do quarto colocado Real Sociedad e ainda vivo na briga pela vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. O Osasuna, por sua vez, segue com 33 pontos, perigosamente perto da zona de rebaixamento – para piorar, o Granada venceu o Málaga por 1 a 0, em outro jogo do dia, e chegou aos 35.