Se fosse um reality show, a 16ª etapa do Mundial de F-1, em Suzuka, poderia eliminar da briga um ou mais candidatos ao título deste ano. E o “paredão” do GP do Japão tem como favoritos para a degola os pilotos da McLaren.
Dos três times que lutam pela taça com cinco pilotos, a equipe prateada é a que parece mais fraca para a prova que começa às 3h da madrugada deste domingo. E a que vem perdendo força nas mais recentes etapas do campeonato: uma única vitória nas últimas sete provas, contra três da Ferrari e três da Red Bull.
Nos treinos livres que aconteceram na madrugada de ontem, a Red Bull dominou as duas sessões com Sebastian Vettel em primeiro em ambas e Mark Webber na segunda posição.
A Ferrari andou mal no treino da noite de quinta (manhã de sexta no Japão), mas se aproximou na prática seguinte, ficando em quarto com Fernando Alonso e quinto com Felipe Massa. A surpresa do fim de semana poderá ser Robert Kubica, terceiro colocado nas duas sessões. O grid de largada foi definido na madrugada de hoje.