Portugal terá que encarar uma série de dificuldades no duelo decisivo contra os Estados Unidos, neste domingo, pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Além de enfrentar um adversário motivado pela vitória por 2 a 1 sobre Gana na última segunda-feira, os portugueses terão que superar o desfalque de pelo menos quatro jogadores importantes para o plantel. O volante Raúl Meireles, no entanto, garantiu que o elenco “está habituado a momentos difíceis”.
Com grave lesão na coxa, o lateral-esquerdo Fábio Coentrão está fora do Mundial. Além dele, Portugal não contará com o atacante Hugo Almeida e o goleiro Rui Patrício, com lesões menos sérias na coxa, e com o zagueiro Pepe, suspenso após expulsão contra a Alemanha, no qual os portugueses foram goleados por 4 a 0. Companheiro de Pepe na zaga, Bruno Alves sofre com problemas musculares e só terá a participação definida horas antes do jogo.
Raúl Meireles afirmou que os problemas não irão abalar o elenco português. “Já passamos por momentos iguais a este anteriormente. Todo o grupo está unido e empenhado em conquistar uma vitória amanhã (domingo). Não queremos ir para casa mais cedo”, disse. Vale lembrar que Portugal só se classificou para a Copa do Mundo após duelo complicado contra a Suécia de Ibrahimovic, já na repescagem da eliminatória europeia.
Questionado sobre a condição física do colega e capitão da equipe, Cristiano Ronaldo, o volante foi taxativo. “Jogou contra a Alemanha, treina todos os dias. Está bem, é a única coisa que posso dizer”. Raúl Meireles destacou que Portugal não espera que o atual melhor jogador do mundo resolva as partidas sozinhos, “pois os outros atletas também estão aqui para isso”.
Para o jogador, o clima de Manaus, onde será disputada a partida, é mais uma dificuldade na lista que os portugueses terão que superar, mas neste caso o problema também afeta os americanos. “É uma situação tão complicada para nós quanto para os Estados Unidos”, ponderou.