As últimas duas vagas para o ATP Finals foram fechadas nesta quinta-feira. O francês Richard Gasquet e o suíço Stanislas Wawrinka garantiram seus lugares em Londres, na próxima semana, com a derrota do canadense Milos Raonic para o checo Tomas Berdych por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (15/13) e 6/4, em rodada do Masters 1000 de Paris.
Raonic era o único que poderia entrar na briga pelas vagas restantes, se tivesse alcançado ao menos a final da competição francesa. Ao ser derrotado nesta quinta, deixou também a briga pelo ATP Finals e abriu caminho para os rivais. Outro candidato a buscar a classificação, o francês Jo-Wilfried Tsonga havia se despedido da disputa ao ser eliminado logo na estreia em Paris, na terça-feira.
Gasquet e Wawrinka completam a lista dos oito melhores tenistas da temporada, que entrarão em quadra em Londres a partir já da próxima segunda-feira. Antes deles, estavam classificados os espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, o sérvio Novak Djokovic, o argentino Juan Martín del Potro, o checo Tomas Berdych e o suíço Roger Federer. Este último obteve a vaga somente nesta quarta, ao vencer na estreia em Paris.
Gasquet disputará o torneio que encerra a temporada pela segunda vez na carreira. A primeira aconteceu em 2007, quando o ATP Finals ainda se chamava Masters Cup e era disputada na China. Na ocasião, não passou da primeira fase, com duas derrotas e uma vitória, sobre Djokovic.
Wawrinka, por sua vez, fará sua estreia na competição que reúne os melhores da temporada. O tenista de 28 anos faturou um título neste ano, em Oeiras (Portugal), e foi vice do Masters 1000 de Madri, em Hertogenbosch e Buenos Aires. Com sua classificação, o ATP Finals contará pela primeira vez com dois tenistas da Suíça – Federer disputará o torneio pela 12ª vez consecutiva.