Milos Raonic contou com seu potente saque para espantar a zebra nesta quarta-feira e avançar à semifinal de um Grand Slam, em Wimbledon, pela primeira vez na carreira. Com 39 aces, o canadense derrotou o jovem australiano Nick Kyrgios, de apenas 19 anos, por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (4/7), 6/2, 6/4 e 7/6 (7/4). Sonhando com a final, Raonic vai encarar o heptacampeão Roger Federer.
Grande surpresa da competição, Kyrgios chamou a atenção do mundo do tênis ao eliminar na terça-feira o favorito Rafael Nadal, atual número 1 do mundo e dono de dois títulos na grama de Londres. Antes, o 144º do ranking já havia superado o francês Richard Gasquet. Com a vitória de Raonic, o Canadá terá um representante na semifinal de Wimbledon pela primeira vez em 100 anos.
Diante de Nadal, o azarão de Wimbledon contara com grande aproveitamento do saque. Cravou 37 aces e deu poucas chances ao favorito. Desta vez, não repetiu a dose. E ainda viu Raonic ser soberano no fundamento. Além dos 39 aces, o canadense exibiu aproveitamento de 88% dos pontos quando jogou com o primeiro serviço.
Com este desempenho, Raonic só teve seu saque quebrado uma vez na partida, no terceiro set, mas não chegou a se abalar. Manteve o forte ritmo, com boas subidas à rede, e sacramentou a vitória no tie-break do quarto set, em seu quarto match point.
Na semifinal, o tenista do Canadá vai duelar com Federer pela quinta vez no circuito profissional. O suíço venceu as quatro partidas anteriores, em diferentes pisos, incluindo a grama, em Halle, há dois anos.