Já foi anunciada a criação de um ranking para definir o campeão sul-americano de surfe. Há poucos dias, a ASP South America, que é o escritório regional da Associação dos Surfistas Profissionais, divulgou essa informação, esclarecendo que serão levadas em conta as etapas organizadas na América do Sul – todas no Brasil. Já foram disputados dois campeonatos, sendo um na ilha de Fernando de Noronha e um outro em Florianópolis, Santa Catarina. Segundo a ASP, restam ainda três campeonatos, o de Guarapari, no Espírito Santo; o de Costa do Sauípe, na Bahia, e o de Ubatuba, em São Paulo.
Atualmente, o ranking sul-americano é liderado por Victor Ribas, de Cabo Frio, que tem 2.745 pontos, seguido de muito perto pelo surfista Jean da Silva, de Santa Catarina, que está com 2.479 pontos, e pelo gaúcho Rodrigue Dorneles que somou até agora 2.208 pontos.
O Real Classic, que é uma etapa de quatro estrelas, foi cancelado. Ele estava programado para a praia de Maresias, São Paulo, no período de 18 a 22 de outubro deste ano.