Com dois gols e uma assistência do brasileiro Ramires nos dez minutos finais, o Chelsea venceu o Portsmouth, da segunda divisão inglesa, por 4 a 0, e avançou à quarta fase da Copa da Inglaterra. Também neste domingo, o West Ham foi eliminado ao perder para Sheffield Wednesday, por 1 a 0.
Apesar de jogar em casa, o Chelsea demorou a abrir o placar. Só conseguiu aos 2 minutos da segunda etapa, com o espanhol Mata. Quando já faltavam seis minutos para o fim do tempo regulamentar, Ramires começou a brilhar e balançou as redes pela primeira vez. Dois minutos depois, aos 41, ele fez o terceiro do time e segundo dele. Nos acréscimos, aos 47, ele tocou para Lampard fechar o placar e transformar a vitória em goleada.
Este foi o segundo triunfo seguido do Chelsea, que mesmo assim não vive em um bom momento. Na segunda-feira, a equipe londrina só conseguiu vencer o Wolverhampton graças a um gol de Lampard também no fim. Até então o time vinha de quatro jogos sem vencer.
Outro time da primeira divisão a jogar neste domingo, o West Ham perdeu do Sheffield Wednesday, da terceira, por 1 a 0. Chris O’Grady marcou o gol que eliminou o ex-time de Tevez aos 43 da segunda etapa. Antes, Sam Baldock havia perdido um pênalti para o time londrino.