Cerca de um milhão de pessoas presenciaram a largada promocional do Rally Dakar, ocorrida em Buenos Aires, na Argentina. A multidão se reuniu em uma das principais avenidas da cidade para prestigiar os competidos do maior rali do mundo.
Após a largada, os pilotos percorreram um trecho de 377 quilômetros até a cidade de Victoria, onde estará o dormitório da competição. “Chegamos de madrugada, 1h30, e, no mesmo dia, nossa largada está prevista para 11h (12h de Brasília)”, afirmou André Azevedo, piloto do caminhão Tatra da Petrobras Lubrax, que terá o auxílio de Maykel Justo e Mira Martinec.
<Noticias Relacionadas>
Único estreante brasileiro no Dakar, o piloto de carro Marlon Koerich contou que o trecho percorrido, embora não tenha sido cronometrado, foi emocionante. “Muita gente torcendo, dando força para o que virá pela frente.
Sem dúvida, uma largada que ficará na memória”, disse ele, que tem a seu lado o navegador Emerson Bina Cavassin.
Outro brasileiro no rali é o experiente Jean Azevedo, que competiu nas motos em sua 13ª participação na competição. “O deslocamento de ontem foi bom, deu para conhecer melhor a moto e amaciar o motor.
Português vence nas motos
Ruben Faria foi o nome do dia entre as Motos no Rally Dakar, após conquistar a primeira especial da prova. O português foi o mais veloz, com o tempo de 1h58min2s no trajeto entre Victoria e Córdoba, na Argentina. O brasileiro José Hélio vem cumprindo seu objetivo de ficar entre os dez primeiros e marcou o oitavo tempo deste domingo, 2 de janeiro.
Os favoritos Cyril Despres, atual campeão, e Marc Coma tiveram que se contentar com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, com menos de dois minutos separando os três primeiros. O francês cravou 1h58min31s, enquanto o espanhol chegou após 1h59min17s.
Com a moto de número 12, Zé Hélio cruzou a linha de chegada com 2h01min25s e segue firme com o objetivo de terminar entre os dez primeiros em seu ano de retorno ao rali.