A prova mais difícil do mundo off-road está comprovando sua fama. Embora ainda não tenha chegado à metade, o Ralli Dakar 2010 já eliminou 34% de seus competidores.

continua após a publicidade

Dos 372 pilotos que largaram no último dia 1º, em Buenos Aires, na Argentina, 126 já ficaram pelo caminho ao longo dos oito dias, entre as categorias motos, carros, quadriciclos e caminhões.

Vale lembrar que ainda restam mais seis dias de disputas, além de um de descanso, até a bandeirada final, novamente em Buenos Aires. A sexta etapa realizada entre as cidades de Antofagasta e Iquique, no Chile, causou 14 abandonos, sendo sete motos, três carros, um quadriciclo e três caminhões. Para a tristeza dos brasileiros, Thiago Fantozzi nas duas rodas e dos paranaenses Maurício Neves e Clécio Maestrelli nos carros estão entre os eliminados.

Motos

O francês Cyril Despres garantiu ontem sua segunda vitória no Rally Dakar 2010. Na especial mais longa da prova, com 600 quilômetros entre as cidades chilenas de Iquique e Antofagasta, o piloto concluiu a prova com o tempo de 6h34min14. O resultado mantém Despres na liderança da classificação geral, motos, com 28h10min13.

continua após a publicidade

O trio André Azevedo/Maykel Justo/Jaromir Martinec está fora do Dakar 2010. O caminhão Tatra da equipe brasileira, que havia sofrido com um grande problema na turbina durante a especial entre Antofagasta e Iquique, não conseguiu ser consertado a tempo e acabou sendo desclassificado da disputa.

Segundo André Azevedo, todo o esforço dos mecânicos durante a noite não foi o bastante para mantê-lo na competição. “Fizemos um reparo provisório e chegamos até o final da etapa de madrugada. Nossos mecânicos vararam a noite, mas não foi o suficiente para estarmos com o caminhão pronto para a largada de hoje. De acordo com o regulamento do Dakar, como não largamos, não estamos mais na briga da classificação”, contou o piloto.

continua após a publicidade

Apesar de não lutar mais por colocações, o trio continuará correndo nas próximas etapas para dar suporte aos outros dois veículos da equipe: a moto
de Rodolpho Mattheis e o carro da dupla Jean Azevedo/Emerson Cavassin.

Brasileiros eliminados