A organização do tradicional Rally Dakar anunciou oficialmente nesta sexta-feira que todo o trajeto da próxima edição da prova, marcada para ocorrer entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2019, será realizado no Peru.

continua após a publicidade

Por meio de um comunicado, o site oficial do evento informou que a largada e a chegada da corrida ocorrerão na capital Lima, sendo que esta será a primeira vez que toda uma edição do rali mais famoso do mundo acontecerá em um único país.

continua após a publicidade

No início deste ano, a prova teve largada justamente em Lima e depois contou com trechos do percurso na Bolívia antes de ser encerrada em Córdoba, na Argentina. Entretanto, estes dois últimos países foram retirados do trajeto para 2019.

continua após a publicidade

“Mapeado ao redor dos desertos peruanos, o Dakar de 2019 prometer ser um dos mais arenosos da história deste rali”, destacou a organização do grande evento, que depois reforçou que o trajeto contará com uma “porção saudável de dunas” e ainda apresentará “uma variedade de terrenos que se adequarão a todos os estilos de pilotagem”.

O Rally Dakar passou a ser realizado na América do Sul a partir de 2009, depois de sair da África por razões de segurança, que chegaram a cancelar a edição de 2008 da tradicional prova. Não está descartada, porém, a possibilidade de o evento, criado em 1978, voltar a ocorrer em solo africano a partir de 2020.