O Rali Dakar 2011 terá um percurso diferente das duas primeiras edições disputadas na Argentina e no Chile, segundo anunciou a organização da prova, em Paris. O traçado em terras sul-americanas será alterado a fim de garantir maior competitividade.
Houve preocupação de deixar as etapas mais seletivas para a segunda parte da prova, “de maneira a manter o suspense ao máximo e aumentar a dificuldade”. O caminho conta com nove mil quilômetros de pistas e dunas, com cinco mil quilômetros de corrida propriamente dita.
Além da expectativa de tornar o rali mais competitivo, foi anunciado um aumento de cerca de 20% no número de competidores em relação a 2010. São esperados pela organização do Dakar, na edição do ano que vem, 430 veículos que representarão 51 nacionalidades diferentes.
Os competidores europeus passarão por uma primeira convocatória no porto de Le Havre (França), de onde embarcarão para uma travessia pelo oceano Atlântico até Buenos Aires. A prova será realizada entre 1.º e 16 de janeiro de 2011.