A L200 de Paulo Nobre/Cláudio Vallone ocupa o 2.º lugar na categoria Off Road. |
O fim de semana será de alta velocidade na Região Metropolitana de Curitiba. Com o recorde de 41 duplas inscritas nas quatro categorias, será disputado entre amanhã e domingo, a 22º edição do Rali da Graciosa, que este ano conta com o patrocínio da Seat.
A prova vale pelas quinta e sexta etapas do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade e pelas terceira e quarta etapas do certame Paranaense de Rali. O mais tradicional rali do Brasil larga às 9h de amanhã, em Campina Grande do Sul, com 95 quilômetros de provas especiais (trechos cronometrados). Domingo, serão 85 quilômetros de especiais em Araucária.
A liderança geral e da Categoria N4 deve trocar de mãos nestas etapas, pois a dupla que lidera o Brasileiro, formada por Guilherme Spinelli e Andrey Valério abandonou o campeonato devido a uma decisão da Equipe Mitsubishi. Com isso, os vice-líderes Édio Fuchter e João Gomes, que estão cinco pontos atrás, devem assumir a dianteira da classificação.
Na Categoria A7, Sady Bordin e Sérgio Tarcisio estão na liderança, seguidos de perto pelo time do experiente piloto Paulo Lemos e pelo navegador Sérgio Lima. Lima afirma que eles sempre obtiveram bons resultados no Graciosa.
“Esse é um rali muito seletivo e que prima pela qualidade técnica, pois temos estradas bem cuidadas e todos os tipos pisos e desafios. São especiais travadas com curvas de baixa velocidade e outros trechos onde atingimos até 220 km/h em estradas de terra. Por isso, é necessário se fazer um bom levantamento para não errar”, explica o navegador.
No levantamento – que é o estudo das condições das estradas e do percurso – a dupla Lemos/Lima, da Seat, coloca em prática seus códigos para identificar a dificuldade das curvas. “Colocamos um ou mais graus de dificuldade nas curvas e vou passando as informações para o Paulo tentar contorna-las o mais rápido possível. O Paulo Lemos tem uma frase interessante. Ele diz que piloto de rally não dirige pelo que enxerga e sim pelo que escuta. O olho do piloto é o navegador”, pondera Sérgio Lima.
Prova marca estréia do Off Road
O 22.º Rali da Graciosa terá uma novidade. Valendo pelas 2″ e 3″ etapas do Paranaense, a prova marca a estréia da categoria Off Road 4×4 destinada às Mitsubishi L200R. A nova categoria, que estreou este ano no Paranaense, promete disputas acirradas. A Equipe Palmeirinha Off Road, com a dupla Paulo Nobre/Cláudio Vallone, segunda colocada na classificação, tem uma difícil missão para tentar assumir a liderança: vencer a dupla paranaense Nilton Blaeze/Joel Krawitchenco, líder da categoria e que corre em casa.
“Esta é a etapa mais importante do rali de velocidade do Brasil. Assisti o ano passado e pela primeira vez estarei correndo”, disse Nobre, que este ano faz sua estréia no calendário nacional.
No total serão dois dias de prova, com 180 km de especiais (trechos cronometrados). No Sábado serão disputadas três especiais: Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Bocaiúva do Sul; domingo mais três em Araucária.