O feriado em comemoração ao mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, será especial para quem gosta de voar. Curitiba e parte da região metropolitana vão receber o primeiro Rally Aéreo do Aeroclube do Paraná, uma competião de regularidade, que já conta com dez aeronaves inscritas, mas que poderá ter até 50 duplas participantes, como relata Nelson Castro, um dos coordenadores do evento.
A competição é uma iniciativa da turma do segundo ano do curso de Gestão de Empresas Aéreas da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), como atividade complementar dos alunos. Além do rali, ainda haverá show de acrobacias e paraquedistas.
Castro, que é piloto de aviões de carreira, conseguiu o apoio do aeroclube para o projeto e, com isso, também abriu portas no Aeroporto do Bacacheri, a base principal do rali. ?Teremos muitos eventos paralelos, como uma exposição de plastimodelos e outra de tuning. Uma atração à parte, no entanto, será o estande da Força Verde – Defesa Ambiental, que vai abrir para visitação do público, no Aeroporto do Bacacheri, seus três aviões que são usados para atividades de preservação?, revela Nelson Castro.
O encontro de amantes do vôo conta com apoio da Terral Ecoturismo, Pousada Bacacheri, Ibiza e BS Colway. Além dos apoiadores, fundamental foi a parceria com a Sociedade Thalia, que cedeu seu aeroclube, em Balsa Nova, onde acontecerá parte da programação.
?O acesso liberado ao público será na base aérea do Bacacheri. Na Fazenda da Thalia, onde acontecerá parte do evento, vamos ter acesso restrito?, revela Nelson. A competição terá diversos modelos. ?Ultraleves, aeronaves experimentais, planadores e aviões de pequeno porte?, conta Nelson, lembrando que a competição já conta com participantes do interior do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
A competição acontecerá entre sexta e sábado. ?Para evitar problemas de congestionamento aéreo, a liberação para os vôos será de dez em dez minutos, com as naves mais rápidas decolando na frente?, explica. O briefing (reunião onde serão passados os detalhes da carta de vôo) acontecerá 40 miuntos antes de cada avião decolar. A regra será a passagem de cada avião em dez pontos aleatórios, onde estarão as equipes de terra, responsáveis por verificar se os aeroplanos passaram nos quadrantes escolhidos pela direção de evento, dentro do tempo estipulado. ?A missão principal será eles simularem uma missão da II Grande Guerra?, comenta o coordenador.
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