Divulgação
Uma volta perfeita fez Kimi Raikkonen conquistar a pole-position.

A Fórmula 1 chegou à Alemanha esperando uma disputa bipolar, entre Michael Schumacher e Fernando Alonso. Mas ontem, nenhum dos dois pôde comemorar a pole para a etapa de Hockenheim.

continua após a publicidade

Kimi Raikkonen, que ainda não havia largado na primeira posição neste ano, surpreendeu e larga na frente para a 12.ª corrida do mundial, que acontece às 9h (de Brasíia) de hoje.

Com o tempo de 1min14s070, estabelecido em sua primeira volta rápida da superpole, o finlandês da McLaren não foi alcançado por nenhum adversário. Mais: pôde até errar em sua última tentativa sem ser ameaçado. Quem mais se aproximou do atual vice-campeão foi Michael Schumacher, com 1min14s205.

A superioridade da Ferrari na briga com a Renault foi evidenciada pelo terceiro lugar de Felipe Massa, que teve sua melhor passagem cronometrada em 1min14s569. O brasileiro divide a segunda fila com Jenson Button.

continua após a publicidade

Giancarlo Fisichella, melhor carro da montadora francesa, foi apenas o quinto. Fernando Alonso, líder do mundial, larga em sétimo. Entre os dois, estará Rubens Barrichello, com um sexto posto que confirma a volta da Honda à disputa por pontos.

Ralf Schumacher, que salvou o dia da Toyota, larga em oitavo – seu companheiro, Jarno Trulli, não foi além do 13.º lugar e ainda perdeu dez posições no grid por troca de motor. O alemão da equipe japonesa quase não marcou volta na última fase da sessão, depois de ter a suspensão danificada por um toque com Pedro de la Rosa.

continua após a publicidade

O espanhol, que pela segunda vez no ano substitui Juan Pablo Montoya na McLaren, abre a quinta fila, com o nono posto. David Coulthard, da Red Bull, fecha o grupo dos dez primeiros.

O treino foi marcado por um forte acidente de Scott Speed, que, com o carro desgovernado, bateu no muro.

GUERRA

– Na briga pelo mundial, as guerras verbal e psicológica também valem. Fernando Alonso, que larga em sétimo na corrida de hoje na Alemanha, saiu aos brados contra uma manobra de Michael Schumacher nos pits, durante a classificação. E pediu que a FIA punisse o alemão.

– Na primeira troca de pneus da parte final, a ?Q3?, do treino, Alonso e Schumacher entraram juntos nos pits. O espanhol deixou a área da Renault antes. De repente, o alemão cortou sua trajetória e pôs-se à frente. ?Ele saiu sem olhar. Quando um piloto deixa o pit lane, ele deve dar preferência ao outro?, ensinou o líder do campeonato. ?Isso não foi respeitado?.