O finlandês Kimi Raikkonen fez o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres para o GP da Espanha, quarta etapa do Mundial de Fórmula 1. Com o tempo de 1min20s649 em sua melhor volta no circuito de Barcelona, o atual campeão liderou a dobradinha da Ferrari, que teve Felipe Massa, a apenas 0s050, na segunda posição.
Embora seja apenas o primeiro contato dos pilotos com a pista catalã nesta semana, o treino mostra que a equipe italiana deve manter o domínio que exerceu no Bahrein, na terceira etapa – naquela ocasião, Massa venceu com Raikkonen em segundo.
O adversário mais próximo da dupla ferrarista foi Lewis Hamilton da McLaren. O vice-campeão de 2007 terminou o treino com a melhor volta em 1min21s192, a 0s543 de Raikkonen. Robert Kubica, da BMW, pole no Bahrein, ficou na quarta posição, a 0s919 da volta mais rápida do finlandês.
A surpresa positiva do primeiro treino foi o desempenho da Renault. Correndo em casa, Fernando Alonso ficou com a sexta posição. O brasileiro Nelsinho Piquet, com o outro carro da equipe francesa, terminou em sétimo. A Red Bull de David Coulthard fechou o grupo dos oito primeiros.
Rubens Barrichello, que na Catalunha chega à marca de 256 GPs – segundo suas contas; a FIA computa 253 -, terminou apenas em 18º com a Honda. O brasileiro ficou à frente apenas das duas Toro Rosso, de Sebastien Bourdais e Sebastian Vettel, e da Super Aguri. A equipe japonesa, que treinou apesar da crise financeira ficou nas duas últimas posições, com Takuma Sato e Anthony Davidson.