Quinto mais rápido no treino de classificação, neste sábado, Kimi Raikkonen largará no último lugar do grid do GP de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, no domingo. O finlandês da Lotus foi punido depois que o seu carro foi reprovado na inspeção realizada após o classificatório.
“O carro de número 7 (a Lotus de Raikkonen) não estava em conformidade com o artigo 3.17.5 do regulamento técnico da Fórmula 1 em 2013, uma vez que o assoalho frontal desviou mais de 5 milímetros na vertical quando foi aplicada carga vertical sobre ele”, diz o relatório técnico do delegado da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jo Bauer.
Segundo comunicado da Fórmula 1, a Lotus argumentou, assim como fez quando Romain Grosjean teve o mesmo problema na Hungria, que a irregularidade foi causada por uma passagem sobre a zebra. Desta vez, porém, a FIA recusou o argumento, uma vez que a equipe teve oportunidades de corrigir o problema.
Com a punição, a Sauber de Nico Hulkenberg assume a quinta posição no grid, com Romain Grosjean, também da Lotus, pulando para a terceira fila, em sexto. Felipe Massa ganha um lugar e larga em sétimo. Já Fernando Alonso vai sair na décima posição.