Raikkonen bate alemão e faz sua primeira pole

Num dos melhores treinos do ano, Kimi Raikkonen, da McLaren, conseguiu ontem a primeira pole-position de sua carreira, em Nürburgring. O finlandês bateu Michael Schumacher na casa do alemão por meros 0s032 e ficou com a primeira posição do grid para o GP da Europa, nona etapa do Mundial de Fórmula 1. Os últimos instantes da sessão foram emocionantes. Schumacher tinha 1min31s555 e havia batido seu irmão, Ralf, por apenas 0s064. Raikkonen cravou os dois quando foi para a pista, completando uma volta impecável.

Nürburgring – Do primeiro ao oitavo colocado no grid, menos de um segundo separa os pilotos. Rubens Barrichello, vencedor da corrida no ano passado, ficou apenas em quinto. Cristiano da Matta terminou em décimo com a Toyota e Antonio Pizzonia, da Jaguar, foi o 16º. Os pneus Michelin, na pista seca, dominaram: nove carros entre os 11 primeiros. Os únicos Bridgestone foram as duas Ferrari.

Raikkonen, vice-líder do Mundial três pontos atrás de Schumacher, ainda corre com o carro do ano passado. A McLaren deve estrear seu novo modelo apenas em Monza. “É quase um sonho”, falou o finlandês, que tinha largado na pole pela última vez quando corria de F-Renault, em 2000. Onde foi, ele não se lembra: “Não sei, naquele ano eu era pole em todo lugar”, brincou.

O piloto disse que não tinha idéia dos tempos de seus adversários ontem. “Não olhei no computador. Fiquei apenas dentro do carro esperando minha vez de ir para a pista.” Mais rápido na sexta, Kimi foi o último a fazer sua volta lançada, logo depois de Schumacher. “A gente sabia que se tudo funcionasse direito, dava para largar na pole. E foi ótimo, é a corrida da Mercedes”, comemorou. Como comemorou, também, o diretor da montadora, Norbert Haug, socando a mesa de cronometragem da McLaren quando Raikkonen fechou sua volta.

Schumacher, que hoje busca o milésimo ponto de sua carreira (tem 999), não gostou do resultado. “Largo do lado sujo da pista, o que não é bom”, disse. “Seria melhor ter ficado em terceiro no grid.” Quem também não curtiu o resultado foi Juan Pablo Montoya, da Williams, em quarto. “Esperava mais”, resmungou o colombiando, batido por seu companheiro Ralf pela terceira vez consecutiva no ano.

O GP da Europa, que deve ser disputado com sol, como ontem, terá 60 voltas e largada às 9h de Brasília. A corrida marca o início da segunda metade da temporada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo