O clima é de alegria e muita descontração. Os competidores já estão em fase de pré-aquecimento e, aos poucos, começam a chegar à cidade de Guaíra, no oeste do Paraná.

continua após a publicidade

O motivo desse encontro é o tão aguardado Raid Transparaná, uma das competições mais tradicionais do offroad brasileiro, que é realizado todos os anos no mês de janeiro.

Organizado pelo Jeep Clube de Curitiba, o evento acontece de 25 a 31 de janeiro, e completa 15 anos de existência. Após a largada em Guaíra, a caravana passará por Cianorte, Apucarana, Telêmaco Borba, Castro até chegar ao destino final, Curitiba.

O Transparaná tem construído sua história com aventuras que a cada ano marcam a vida dos participantes, pois exige qualidade e experiência técnica de pilotos e navegadores, resistência dos veículos e, principalmente, companheirismo. É um verdadeiro teste de superação e autoconhecimento.

continua após a publicidade

Até o momento estão inscritas 81 equipes, vindas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, até mesmo, de Rondônia. Os cariocas Ricardo Barra e Ronald Leis, da Niterói Rally Team, viajarão centenas de quilômetros para prestigiar o raid.

“Não podíamos perder essa oportunidade. Será nossa estréia no Transparaná, evento que sempre ouvimos excelentes comentários. Vamos manter a concentração e buscar um bom resultado para começar 2009 com o pé direito”, falou o piloto Barra.

continua após a publicidade

Serão aproximadamente 1.800 quilômetros, que reservam todos os tipos de obstáculos, como por exemplo, pedras, areia, poeira, piso liso, subidas, curvas, trechos de reflorestamentos de pinus, com direito a passagem pelo Cânion do Guartelá.

“Temos uma equipe bastante preparada, tanto no aspecto mecânico como no logístico. Este apoio será de fundamental importância, assim teremos uma retaguarda forte diante das adversidades que encontraremos durante a competição. Fomos alertados quanto às características severas da prova, por isso, nos preparamos muito bem”, declarou Barra.

Para incrementar as comemorações dos 15 anos de vida do Transparaná, a organização fez com que o raid chegasse à Apucarana no dia do aniversário da cidade, para garantir uma empolgante recepção aos competidores e animar ainda mais a festança regional. E para encerrar, na chegada a Curitiba, uma bela festa será realizada para apagar as “velinhas” do evento.