O Brasil iniciou mal sua participação no Mundial Master de judô, torneio disputado em Suwon, na Coreia do Sul, que reúne os 16 judocas mais bem ranqueados de cada categoria. Neste sábado, a peso leve (até 57 quilos) Rafaela Silva perdeu a sua primeira luta para a sul-coreana Jan-Di Kim e foi eliminada da competição.
Campeã mundial júnior em 2008 e nona do ranking mundial, a jovem atleta de 17 anos endureceu o combate, mas acabou eliminada por yuko. A japonesa Kaori Matsumoto venceu a categoria ao derrotar a compatriota Nae Udaka na decisão.
Outros dois representantes brasileiros estreiam no torneio neste domingo: o meio-pesado Leonardo Leite (até 100 quilos) e o pesado Daniel Hernandes (acima de 100 quilos), único brasileiro a conquistar a medalha de ouro em um Grand Slam no ano passado, no Rio de Janeiro.
“É uma competição especial, por isso fiz questão de atender à convocação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para estar aqui”, explicou Daniel Hernandes, oitavo do ranking em sua categoria.